Formação inicial de professores de Ciências da Natureza: relatos de uma prática docente diferenciada

  • Cadidja Coutinho Unipampa Dom Pedrito
  • Ana Carolina Gomes Miranda Unipampa Dom Pedrito
Palavras-chave: Formação inicial; Ensino de Ciências da Natureza; Estratégias de ensino

Resumo

O presente estudo apresenta um relato de experiência relacionado à formação inicial no curso de Ciências da Natureza Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito, RS, cujo principal objetivo é socializar e apontar as possíveis contribuições referentes à utilização de diferentes materiais didáticos para o ensino das Ciências da Natureza, a partir das vivências no componente curricular obrigatório “Práticas Pedagógicas: Materiais Didáticos”.  Para isso, organizou-se a disciplina em seis módulos: jogos didáticos, modelo didático, experimentação, simulação, tecnologias educacionais e análise de livros didáticos, dos quais elencaram-se objetivos de aprendizagem a cada um desses módulos, isto é, objetivo conceitual, objetivo procedimental e objetivo atitudinal. Observou-se que os relatos apresentados demonstram possibilidades didáticas que podem contribuir com a inovação pedagógica na formação docente, incitar questionamentos, desenvolver a capacidade de reflexão, criticidade e investigação.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gomes Miranda, Unipampa Dom Pedrito

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mestrado e doutorado em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Foi professora substituta no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi, RS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Dom Pedrito. Possui experiência na área de Química, atuando no ensino da Química/Ciências com ênfase nos seguintes temas: Epistemologia da ciência, utilização de temáticas, metodologias de ensino, produção de material didático para o ensino de Química, apresentação de oficinas e formação de professores.

Publicado
19-09-2019
Como Citar
COUTINHO, C.; MIRANDA, A. C. Formação inicial de professores de Ciências da Natureza: relatos de uma prática docente diferenciada. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 221-231, 19 set. 2019.
Seção
Relatos de Experiências