A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11468

Palavras-chave:

Educação Científica, Experimentação, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) vinculado a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo como temática a Experimentação no Ensino de Ciências. Objetivou-se conhecer as vantagens e os desafios da Experimentação no Ensino de Ciências destacadas pela literatura. Metodologicamente caracterizou-se como uma investigação de natureza qualitativa e procedimentalmente como uma pesquisa bibliográfica. Os dados empíricos foram obtidos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados indicam que a autonomia na formulação de hipóteses, construção de ideias entre os pares, desenvolvimento argumentativo e maior possibilidade de interatividade intelectual, física e social são as principais vantagens da Experimentação no Ensino de Ciências. Para que essas vantagens sejam efetivadas necessita-se superar algumas fragilidades, tais como, a utilização da Experimentação restrita ao laboratório, a promoção do caráter lúdico, motivador e vinculado aos sentidos e a neutralidade dessa metodologia. Conclui-se que a Experimentação deve interligar-se aos objetivos pedagógicos, de modo que, haja diálogo entre professores e estudantes a fim de proporcionar a emancipação do pensamento crítico.

Downloads

Biografia do Autor

  • Vitor Garcia Stoll, Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

    Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bagé. Licenciado em Ciências da Natureza.

  • Alessandro Carvalho Bica, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bagé.

  • Cadidja Coutinho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Doutora em Educação em Ciências. Professora Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito.

  • Ticiane da Rosa Osório, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bagé. Licenciada em Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

GARCIA STOLL, Vitor; CARVALHO BICA, Alessandro; COUTINHO, Cadidja; DA ROSA OSÓRIO, Ticiane. A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 2, p. 292–310, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11468. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468. Acesso em: 1 abr. 2025.