A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Palavras-chave: Educação Científica, Experimentação, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) vinculado a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo como temática a Experimentação no Ensino de Ciências. Objetivou-se conhecer as vantagens e os desafios da Experimentação no Ensino de Ciências destacadas pela literatura. Metodologicamente caracterizou-se como uma investigação de natureza qualitativa e procedimentalmente como uma pesquisa bibliográfica. Os dados empíricos foram obtidos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados indicam que a autonomia na formulação de hipóteses, construção de ideias entre os pares, desenvolvimento argumentativo e maior possibilidade de interatividade intelectual, física e social são as principais vantagens da Experimentação no Ensino de Ciências. Para que essas vantagens sejam efetivadas necessita-se superar algumas fragilidades, tais como, a utilização da Experimentação restrita ao laboratório, a promoção do caráter lúdico, motivador e vinculado aos sentidos e a neutralidade dessa metodologia. Conclui-se que a Experimentação deve interligar-se aos objetivos pedagógicos, de modo que, haja diálogo entre professores e estudantes a fim de proporcionar a emancipação do pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Garcia Stoll, Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bagé. Licenciado em Ciências da Natureza.

Alessandro Carvalho Bica, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bagé.

Cadidja Coutinho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação em Ciências. Professora Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito.

Ticiane da Rosa Osório, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bagé. Licenciada em Ciências da Natureza.

Publicado
25-08-2020
Como Citar
GARCIA STOLL, V.; CARVALHO BICA, A.; COUTINHO, C.; DA ROSA OSÓRIO, T. A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 292-310, 25 ago. 2020.