Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC

  • Cristiane Silveira Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA
  • Ana Carolina Gomes Miranda

Resumo

Objetiva-se na presente pesquisa analisar e apresentar os resultados das tendências dos artigos na Educação do Campo publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento entre 1997 e 2017, que abordam sobre o tema Educação do Campo. A investigação baseia-se em material já elaborado, constituído principalmente de artigos científicos, com a finalidade de identificar, analisar, quantificar e descrever sobre a produção do conhecimento científico em relação ao ensino e aprendizagem de temáticas que abordam sobre Educação do Campo. Para isso, realizou-se um levantamento dos artigos publicados sobre Educação do Campo nos Anais do evento supracitado. Para um melhor entendimento, dividiu-se a metodologia de análise dos dados em quatro etapas: Seleção dos artigos nos anais do ENPEC para estudo; Coleta dos dados por meio de levantamento das publicações que abordam o tema; Triagem a partir da leitura integral dos materiais selecionados e exclusão dos que não versam sobre o tema e Análise das produções. Sobre as abordagens de temas no Ensino de Ciências relacionadas à Educação do Campo, constatou-se que há uma Abordagem Temática Freireana dentro do contexto escolar e um dos temas relevantes para Educação do Campo é Agroecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gomes Miranda

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mestrado e doutorado em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Foi professora substituta no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi, RS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Dom Pedrito. Possui experiência na área de Química, atuando no ensino da Química/Ciências com ênfase nos seguintes temas: Epistemologia da ciência, utilização de temáticas, metodologias de ensino, produção de material didático para o ensino de Química, apresentação de oficinas e formação de professores.

Publicado
16-09-2019
Como Citar
SILVEIRA, C.; MIRANDA, A. C. Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 76-99, 16 set. 2019.