Livros Didáticos como recurso para promover o Letramento Científico no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.13972

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Ensino de Biologia, Recurso Pedagógico

Resumo

Compreendendo a importância do ensino de Ciências e do Letramento Científico na formação do indivíduo, a presente pesquisa tem como principal objetivo verificar se as atividades propostas pelos livros didáticos (LD) favorecem o desenvolvimento do Letramento Científico, uma vez que são o principal recurso disponível nas escolas. Esta pesquisa tem caráter documental e caráter qualitativo, realizada para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso na graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – Campus de Uruguaiana/RS. Foram selecionados três livros didáticos de Ciências do 7° ano do Ensino Fundamental do PNLD de 2020. Em cada livro, selecionaram-se dois capítulos para analisar as atividades, totalizando 44 atividades. Constatou-se que, das atividades analisadas, 18 atividades contemplam apenas um nível de LC; 18 atividades contemplam dois níveis; sete atividades desenvolvem três; e, uma atividade que favorece o desenvolvimento de quatro níveis de Letramento Científico concomitantemente. Segundo a análise, conclui-se que as atividades presentes nos livros didáticos colaboraram para o desenvolvimento do Letramento Científico no ensino de Ciências.

Downloads

Biografia do Autor

  • Adriana Fagundes Greco, Universidade Federal do Pampa

    Licenciada em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa ingresso em (2023) em Uruguaiana-RS. Participei dos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (2018-2019), e do Programa de Residência Pedagógica de (2020-2022) atualmente membro do Grupo Colaborativo Flexilhas.

  • Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

    Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Especialista em Atividade Física e Saúde, Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora nos Grupo Colaborativo Flexilhas, Unipampa-RS, Ciênciaemflor e Grupo de estudo e pesquisa ensino em movimento (Universidade Federal de Santa Maria). Tem experiência na área de Formação de Professores e Processos de Ensino-Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas. 

  • Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências, Especialização em TIC aplicadas à Educação e em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta no Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM), e nos PPG Educação em Ciências (PPgECI - UFSM) e PPG Educação (PPGE - UFSM). Líder do grupo de pesquisa Ciênciaemflor. Sócia e secretária (Gestão 2022 - 2023) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO). Áreas de interesse: Letramento científico e Inovação Pedagógica na educação básica e ensino superior; Educação Ambiental.

  • Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

Downloads

Publicado

13-02-2025

Como Citar

FAGUNDES GRECO, Adriana; GODINHO SOARES, Renata; COUTINHO, Cadidja; RUPPENTHAL, Raquel. Livros Didáticos como recurso para promover o Letramento Científico no Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e13972, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.13972. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13972. Acesso em: 29 mar. 2025.