Livros Didáticos como recurso para promover o Letramento Científico no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.13972Palavras-chave:
Alfabetização científica, Ensino de Biologia, Recurso PedagógicoResumo
Compreendendo a importância do ensino de Ciências e do Letramento Científico na formação do indivíduo, a presente pesquisa tem como principal objetivo verificar se as atividades propostas pelos livros didáticos (LD) favorecem o desenvolvimento do Letramento Científico, uma vez que são o principal recurso disponível nas escolas. Esta pesquisa tem caráter documental e caráter qualitativo, realizada para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso na graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – Campus de Uruguaiana/RS. Foram selecionados três livros didáticos de Ciências do 7° ano do Ensino Fundamental do PNLD de 2020. Em cada livro, selecionaram-se dois capítulos para analisar as atividades, totalizando 44 atividades. Constatou-se que, das atividades analisadas, 18 atividades contemplam apenas um nível de LC; 18 atividades contemplam dois níveis; sete atividades desenvolvem três; e, uma atividade que favorece o desenvolvimento de quatro níveis de Letramento Científico concomitantemente. Segundo a análise, conclui-se que as atividades presentes nos livros didáticos colaboraram para o desenvolvimento do Letramento Científico no ensino de Ciências.
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Copyright (c) 2025 Adriana Fagundes Greco, Renata Godinho Soares, Cadidja Coutinho, Raquel Ruppenthal

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