Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica

  • Francieli Luana Sganzerla Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Cadidja Coutinho Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito/RS
  • Mara Regina Bonini Marzari Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
Palavras-chave: Educação científica; Análise Documental; Letramento Científico; Etnobotânica.

Resumo

Resumo: Este estudo se pauta na investigação de documentos educacionais no âmbito das Ciências da Natureza (CN) identificando e (re)conhecendo como o tema Etnobotânica está descrito e em quais perspectivas pedagógicas está pautado. O percurso metodológico deu-se através de uma abordagem qualitativa, com dados descritivos de uma análise documental do Referencial Curricular Gaúcho e Base Nacional Comum Curricular, referente ao currículo do Ensino Fundamental, no que tange o tema Etnobotânica nas CN. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para identificação da expressão Etnobotânica, palavras correlacionadas ao termo nas habilidades dos documentos e estratégias pedagógicas, destacando-se as metodologias de alcance do conhecimento científico em Etnobotânica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados mostram que os documentos estudados possuem abordagens e metodologias, ainda pouco expressivas, que possibilitam o ensino e a aprendizagem de Etnobotânica para alcançar o conhecimento científico através do saber popular. O estudo reconheceu os documentos oficiais, aproximando a Etnobotânica ao ensino de Ciências da Natureza, como também, demonstrando a necessidade e importância de refletir sobre o tema que ainda carece de estudos.

Palavras-chave: Educação científica; Análise Documental; Letramento Científico; Etnobotânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cadidja Coutinho, Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito/RS

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM. Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Especialização em TIC aplicadas à Educação/UFSM e em Educação Ambiental/UFSM. Prof. Adjunta na UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC)/UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Pós-doutoranda pelo PPG em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN). Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Letramento científico na educação básica e superior, Tecnologias Educacionais, Formação de professores.

Mara Regina Bonini Marzari, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) - área de concentração: Química Orgânica. Atualmente é professora Adjunta - Classe C - Nível 1 da Universidade Federal do Pampa, fazendo parte dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF) e Grupo Colaborativo Flexilhas, atuando no curso de graduação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Publicado
19-02-2021
Como Citar
SGANZERLA, F.; COUTINHO, C.; MARZARI, M. Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 1, p. 78-95, 19 fev. 2021.