Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo

Autores

  • Ticiane da Rosa Osório
  • Ana Carolina Gomes Miranda Unipampa
  • Leonardo Paz Deble

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12856

Palavras-chave:

Modelos didáticos pessoais, Intervenção didática, Formação de professores

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma intervenção desenvolvida com 14 acadêmicos do 2º semestre do Curso Educação do Campo. Objetivou-se analisar os modelos didáticos pessoais dos acadêmicos, quanto às quatro Dimensões didáticas propostas por Garcia Pérez (2000), por meio dos planos de aulas elaborados antes e depois da intervenção. Além disso, também foram analisadas as metodologias de ensino e formas de avaliar. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa quanto a sua natureza e exploratória quanto a seus objetivos. Resultados revelaram inicialmente que os acadêmicos incluem em seus planos de aula aspectos do MD Tradicional (72%), equivalente nas quatro dimensões didáticas e Apenas 28% foram classificados como Tecnológicos e Espontaneístas. Entretanto, após a intervenção, houve compreensões significativas sobre o fazer docente. Por fim, destaca-se a importância de intervenções de caráter teórico-metodológico na formação inicial de professores, pois percebeu-se a inserção de novas metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, pode contribuir de forma significativa para modelos didáticos mais construtivistas.

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Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

OSÓRIO, Ticiane da Rosa; MIRANDA, Ana Carolina Gomes; DEBLE, Leonardo Paz. Análise dos modelos didáticos apresentados por um grupo de licenciandos em Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 296–316, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12856. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12856. Acesso em: 10 mar. 2025.