História da Matemática e Etnomatemática: análise dos efeitos de uma ação pedagógica na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.14099Palavras-chave:
Etnomatemática, História da Matemática, ações pedagógicas, propostas de ensino.Resumo
Dentre as vertentes de pesquisa do campo de investigações em Educação Matemática, este artigo propõem uma articulação entre Etnomatemática e História da Matemática. O objetivo do texto é compreender os efeitos de uma ação pedagógica nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática de estudantes da Educação Básica. A ação pedagógica em questão emergiu da realização de três propostas de ensino sobre Progressões Aritméticas, Logaritmos e Trigonometria, elaboradas a partir da articulação entre Etnomatemática e História da Matemática. Essa articulação é proposta à luz das teorizações pós estruturalistas de Michel Foucault, especialmente a partir dos conceitos poder e saber, e Ludwig Wittgenstein, por meio dos conceitos jogo de linguagem e regra. Como resultados, verifica-se que os efeitos observados evidenciam que a ação pedagógica contribuiu para a aprendizagem matemática dos estudantes e oportunizou o reconhecimento e a compreensão de que os jogos de linguagem presentes na Matemática são um modo de matematizar, entre outros.