Editorial

  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Resumo

Prezados leitores

É com imensa alegria e satisfação que faço a abertura desta edição especial da Revista Insignare Scientia (RIS), apresentando este Dossiê que tem como objetivo apresentar uma coletânea de artigos selecionados a partir da submissão ao  ICIEDUCEM – I Congresso Internacional de Educação em Ciências e Matemática – II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2022, de forma on-line, realizou-se o ICIEDUCEM, sob minha coordenação. O Congresso  foi organizado pensando na ampliação do  I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS – PPGEDUCEM, que ocorreu em 2021, como iniciativa de docentes do PPGEDUCEM, com o objetivo de promover um espaço de socialização das pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa, oportunizando a discussão de temáticas relacionadas às linhas de pesquisas que constituem o programa: Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores de Ciências e Matemática e a relação com a educação pela pesquisa; Tecnologias na educação em Ciências e Matemática; Cultura, epistemologia e educação científica. O Simpósio contou com palestrantes conhecidos nacional e internacionalmente.

Visando à ampliação e à participação efetiva dos inscritos no ICIEDUCEM, o congresso foi estruturado na forma de palestras, conferências paralelas, mesas redondas e comunicações científicas. Desse modo, oportunizou o encontro de acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, engenheiros, profissionais de áreas afins interessados no ensino e na aprendizagem em Ciências, Matemática e Tecnologias, além de estudantes do Ensino Médio.

O CIEDUCEM ocorrerá bienalmente, tendo como objetivo promover um espaço de discussão, formação e socialização de conhecimentos e experiências sobre o ensino, a aprendizagem e a pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, abordando temas atuais que atravessam a Educação Básica e o Ensino Superior, no âmbito nacional e internacional. 

Neste ano, foram convidados como palestrantes principais pesquisadores conhecidos internacionalmente que atuam em universidades de diferentes países, como a Espanha, Portugal, Chile, Dinamarca e Brasil, quais sejam: Dr. José Manuel Moran  (USP / PUCRS, Brasil); Dra. Lúcia Helena Sasseron  (USP, Brasil); Dr. Jaime Hernán Sánchez Ilabaca  (Universidad de Chile, Chile); e, Dr. Ole Skovsmose  (Aalborg University, Dinamarca / UNESP, Brasil). Foram contemplados temas emergentes para discussão, tanto nas palestras, quanto nas mesas redondas, que instigaram a participação e o questionamento crítico e reflexivo do público assistente, com destaque aos temas das palestras principais, respectivamente: Desenvolvimento de Competências Digitais Docentes; Ensino por investigação e Alfabetização Científica; Tecnologias Emergentes para Aprender; e Matemática, Ciências e Ética.

Participaram do Congresso 222 pessoas de distintos estados brasileiros. Dessas pessoas, 196 foram autores dos trabalhos aprovados e apresentados, os quais possibilitaram momentos de discussão riquíssimos, atravessados por um debate que propiciou a socialização de diferentes pesquisas nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias.  Entre os autores, 96 estão vinculados a instituições do RS, 24 autores do Pará, 20 do Paraná, 14 de Santa Catarina, 11 da Bahia, 9 de São Paulo, 9 do Rio de Janeiro, 3 da Paraíba, 3 de Minas Gerais, 2 do Amazonas, 2 do Acre, 2 de Rio Grande do Norte e 1 de Mato Grosso do Sul -  além dos estados dos demais assistentes.

Cada um dos trabalhos foi submetido na forma de artigo, sendo avaliado, às cegas, por, no mínimo, dois avaliadores e apresentado na modalidade comunicação científica, distribuídos em três eixos temáticos:

Eixo Temático 1: Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores de Ciências e Matemática e a relação com a educação pela pesquisa – tem como objetivo socializar e discutir pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, suas contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, à inter e transdisciplinaridade, bem como estudos desenvolvidos sobre a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior; 

Eixo Temático 2: Tecnologias na educação em Ciências e Matemática – abrange pesquisas relacionadas às tecnologias digitais de informação e comunicação, como suporte aos processos de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância; 

Eixo Temático 3: Cultura, epistemologia e educação científica – tem como objetivo socializar e discutir pesquisas que envolvam aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. 

Para as comunicações científicas foram organizados 21 Grupos de Trabalho (GTs), nos quais as pesquisas foram apresentadas e discutidas por estudantes e pesquisadores agrupados  pela convergência das temáticas de suas pesquisas.

Durante a avaliação dos 108 artigos aprovados, os avaliadores tiveram um olhar atento e cuidadoso com o intuito de indicar aqueles que se destacavam por sua coerência, coesão textual, originalidade e adequação dos referenciais teóricos para compor este Dossiê.

Desse modo, embora todos os artigos possam ser acessados nos Anais do ICIEDUCEM, foram selecionados 26 artigos, que foram aprofundados e ampliados, distribuídos entre os três eixos temáticos que conduziram essas escritas, todos eles relacionados ou às Ciências da Natureza, ou à Matemática, abordando em alguns, as Tecnologias. Ao percorrer todos os 26 artigos deste Dossiê, é possível perceber diversas contribuições relacionadas a pesquisas de natureza empírica, apresentando investigações finalizadas ou em andamento, e a pesquisas de natureza teórica, entre elas, mapeamentos teóricos, revisões de literatura e ensaios teóricos.

Diante de tudo isso, caríssimos leitores, este Dossiê é o resultado de um evento que culminou na socialização, compartilhamento e discussão de pesquisas brasileiras de grande relevância, as quais contribuem diretamente para o avanço da Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, tendo como foco o protagonismo do estudante, o educar pela pesquisa, a inter e a transdisciplinaridade, entre outras tendências atuais da Educação. Espero, sinceramente, que do mesmo modo ele possa contribuir para  enriquecer a práxis pedagógica de professores, e servir de subsídios teóricos e práticos para novas pesquisas, bem como o aprofundamento das que se encontram em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2022
Como Citar
LARA, I. Editorial. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 1-3, 21 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)