Discalculia do desenvolvimento e intervenções: uma análise de pesquisas nacionais e internacionais

Autores

  • Ana Lúcia Purper Thiele Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Sandra Garcia Polino Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Karen Henn Gil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13274

Palavras-chave:

Discalculia do Desenvolvimento, Intervenções, Transtornos de aprendizagem na Matemática

Resumo

Este estudo apresenta uma análise de artigos, no âmbito nacional e internacional, tendo como objetivo analisar propostas de intervenções neurocognitivas, pedagógicas e computadorizadas que possam ser aplicadas em estudantes que possuem Discalculia do Desenvolvimento - DD e suas contribuições. Utiliza a Revisão Sistemática da Literatura – RSL, como método de pesquisa, tendo como questão central: “Quais as contribuições de intervenções realizadas em estudantes que possuem DD para a aprendizagem de
Ciências e Matemática? Desse modo, o objetivo é verificar a existência de propostas neurocognitivas, pedagógicas e computadorizadas para serem desenvolvidas com esses estudantes, potencializando e reabilitando as habilidades matemáticas em defasagem na DD. Para selecionar as produções, utilizou-se as bases de dados: EMBASE, Web of Science, ACM Digital Library, IEEXplore e Periódico da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A pesquisa evidenciou que o Brasil ainda carece de pesquisas na área da Educação Matemática que tenham como preocupação essa temática. Aponta que novas intervenções baseadas em softwares adaptativos e em componentes subjacentes à DD vem sendo desenvolvidas, discutidas e aprimoradas.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Discalculia do desenvolvimento e intervenções: uma análise de pesquisas nacionais e internacionais. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 39–59, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13274. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13274. Acesso em: 1 mar. 2025.

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