Discalculia do desenvolvimento e intervenções: uma análise de pesquisas nacionais e internacionais

  • Ana Lúcia Purper Thiele Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Sandra Garcia Polino Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Karen Henn Gil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
Palavras-chave: Discalculia do Desenvolvimento, Intervenções, Transtornos de aprendizagem na Matemática

Resumo

Este estudo apresenta uma análise de artigos, no âmbito nacional e internacional, tendo como objetivo analisar propostas de intervenções neurocognitivas, pedagógicas e computadorizadas que possam ser aplicadas em estudantes que possuem Discalculia do Desenvolvimento - DD e suas contribuições. Utiliza a Revisão Sistemática da Literatura – RSL, como método de pesquisa, tendo como questão central: “Quais as contribuições de intervenções realizadas em estudantes que possuem DD para a aprendizagem de
Ciências e Matemática? Desse modo, o objetivo é verificar a existência de propostas neurocognitivas, pedagógicas e computadorizadas para serem desenvolvidas com esses estudantes, potencializando e reabilitando as habilidades matemáticas em defasagem na DD. Para selecionar as produções, utilizou-se as bases de dados: EMBASE, Web of Science, ACM Digital Library, IEEXplore e Periódico da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A pesquisa evidenciou que o Brasil ainda carece de pesquisas na área da Educação Matemática que tenham como preocupação essa temática. Aponta que novas intervenções baseadas em softwares adaptativos e em componentes subjacentes à DD vem sendo desenvolvidas, discutidas e aprimoradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
THIELE, A.; POLINO, S.; GIL, K.; LARA, I. Discalculia do desenvolvimento e intervenções: uma análise de pesquisas nacionais e internacionais. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 5, p. 39-59, 22 dez. 2022.