História da Matemática e Etnomatemática: análise dos efeitos de uma ação pedagógica na Educação Básica

Palavras-chave: Etnomatemática, História da Matemática, ações pedagógicas, propostas de ensino.

Resumo

Dentre as vertentes de pesquisa do campo de investigações em Educação Matemática, este artigo propõem uma articulação entre Etnomatemática e História da Matemática. O objetivo do texto é compreender os efeitos de uma ação pedagógica nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática de estudantes da Educação Básica.  A ação pedagógica em questão emergiu da realização de três propostas de ensino sobre Progressões Aritméticas, Logaritmos e Trigonometria, elaboradas a partir da articulação entre Etnomatemática e História da Matemática. Essa articulação é proposta à luz das teorizações pós estruturalistas de Michel Foucault, especialmente a partir dos conceitos poder e saber, e Ludwig Wittgenstein, por meio dos conceitos jogo de linguagem e regra. Como resultados, verifica-se que os efeitos observados evidenciam que a ação pedagógica contribuiu para a aprendizagem matemática dos estudantes e oportunizou o reconhecimento e a compreensão de que os jogos de linguagem presentes na Matemática são um modo de matematizar, entre outros.

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Publicado
26-12-2023
Como Citar
SANTOS, J. B.; LARA, I. História da Matemática e Etnomatemática: análise dos efeitos de uma ação pedagógica na Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 491-504, 26 dez. 2023.