O ensino híbrido e suas contribuições no Ensino Superior: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras

  • Carla Francini Fagundes Jacobi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Dilson Ferreira Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
Palavras-chave: ensino híbrido, educação, ensino, ensino superior

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento teórico das teses e dissertações brasileiras que tratam do ensino híbrido no Ensino Superior. Tem por objetivo compreender de que maneira as produções brasileiras: teses e dissertações, abordam o tema: ensino híbrido, e quais suas contribuições para o Ensino Superior. As buscas foram realizadas nas seguintes bases: BDTD e CAPES, sem estipular período. Nesse processo, os termos de
buscas utilizados foram: “ensino híbrido”; “educação”; “ensino”. Após a leitura dos títulos e resumos das produções encontradas, foram selecionadas dez produções para a realização da análise. No referencial teórico, são apresentados autores referentes ao ensino híbrido. A metodologia utilizada para as buscas foi o mapeamento teórico e para a análise das produções, o método utilizado foi a Análise Textual Discursiva.
Considera-se, de acordo com a análise feita, que o desenvolvimento de um ensino no formato híbrido requer das instituições de Ensino Superior, a necessidade de fornecerem suporte para atender as demandas provenientes dos estudantes, quais sejam: o acesso às tecnologias; o atendimento voltado para as dificuldades na aprendizagem; bem como o desenvolvimento dos modelos de ensino híbrido. Outrossim, enfatizam a necessidade da formação continuada dos docentes e a busca por práticas inovadoras em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
JACOBI, C.; RIBEIRO, D.; LARA, I. O ensino híbrido e suas contribuições no Ensino Superior: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 125-142, 22 dez. 2022.