O ensino híbrido e suas contribuições no Ensino Superior: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras

Autores

  • Carla Francini Fagundes Jacobi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Dilson Ferreira Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13280

Palavras-chave:

ensino híbrido, educação, ensino, ensino superior

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento teórico das teses e dissertações brasileiras que tratam do ensino híbrido no Ensino Superior. Tem por objetivo compreender de que maneira as produções brasileiras: teses e dissertações, abordam o tema: ensino híbrido, e quais suas contribuições para o Ensino Superior. As buscas foram realizadas nas seguintes bases: BDTD e CAPES, sem estipular período. Nesse processo, os termos de
buscas utilizados foram: “ensino híbrido”; “educação”; “ensino”. Após a leitura dos títulos e resumos das produções encontradas, foram selecionadas dez produções para a realização da análise. No referencial teórico, são apresentados autores referentes ao ensino híbrido. A metodologia utilizada para as buscas foi o mapeamento teórico e para a análise das produções, o método utilizado foi a Análise Textual Discursiva.
Considera-se, de acordo com a análise feita, que o desenvolvimento de um ensino no formato híbrido requer das instituições de Ensino Superior, a necessidade de fornecerem suporte para atender as demandas provenientes dos estudantes, quais sejam: o acesso às tecnologias; o atendimento voltado para as dificuldades na aprendizagem; bem como o desenvolvimento dos modelos de ensino híbrido. Outrossim, enfatizam a necessidade da formação continuada dos docentes e a busca por práticas inovadoras em sala de aula.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

O ensino híbrido e suas contribuições no Ensino Superior: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 125–142, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13280. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13280. Acesso em: 1 mar. 2025.

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