Convergências e divergências entre o ensino de Matemática na Licenciatura em Pedagogia e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.14098Palavras-chave:
Formação de professores, Anos iniciais, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo apresenta dados parciais de uma dissertação de mestrado sobre formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Delimita-se ao objetivo específico de analisar convergências e divergências entre conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Licenciatura em Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, realiza uma Análise Textual Discursiva de respostas dadas a um questionário respondido por dez professoras dos anos iniciais que lecionam em escolas públicas de Porto Alegre, RS. Partindo de três categorias a priori sobre conhecimentos docentes, sejam elas: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico do conteúdo; e, conhecimento curricular, emergiram 14 subcategorias sobre os conhecimentos matemáticos adquiridos em cursos de Pedagogia e aqueles desenvolvidos na prática pelas professoras dos anos iniciais participantes. A análise evidencia que professores dos anos iniciais desenvolvem em sua prática mais conhecimentos de conteúdo relacionados à Matemática do que adquirem em sua formação inicial. Ainda, modificam, durante o ensino de Matemática nos anos iniciais, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos curriculares adquiridos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia.