Aplicação de modelos de impressão 3D como ferramenta para atividades práticas experimentais no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13194

Palavras-chave:

Modelos 3D, Experimentação, Ciências, Amazonas, Aprendizagem

Resumo

O ensino de Física nas escolas ainda é um desafio para os professores e alunos. A abstração e complexidade dos temas pode tornar as aulas maçantes e desinteressantes. A impressão 3D, uma tecnologia emergente, é capaz de auxiliar no desenvolvimento de modelos antes tratados apenas em teoria por professores em diagramas e experimentos tridimensionais, possibilitando que os alunos envolvidos possam ter uma ferramenta que permita a elaboração de modelos que auxiliem na relação fenômeno-teoria e entendimento dos conceitos científicos. Este trabalho tem o objetivo de utilizar modelos elaborados em uma impressora 3D como ferramenta para a aprendizagem em Física. A metodologia consistiu em uma atividade de extensão em que os discentes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Coari-Amazonas. tiveram a oportunidade de visualizar a elaboração dos materiais e contribuir com a construção do conhecimento em física. Verificou-se que a implementação das atividades práticas para a inserção dos conceitos científicos de física contribuiu para despertar o interesse dos alunos do ensino básico e oportunizou o entendimento de conceitos de física de forma mais concisa, proporcionando assim uma aprendizagem mais significativa.

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Publicado

28-12-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

CAPELOTO, Otávio Augusto; RODRIGUES, Cristiana Nunes; GUILHERME, Adriano Pereira; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. Aplicação de modelos de impressão 3D como ferramenta para atividades práticas experimentais no ensino de Física. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 710–722, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13194. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13194. Acesso em: 9 mar. 2025.