Um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia na cidade de Codajás, interior do Amazonas, na percepção de discentes da Educação Básica

Autores

  • Dayane Vieira Magno Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas
  • Adriano Pereira Guilherme Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13183

Palavras-chave:

COVID - 19, Ensino remoto, Ensino de Ciências

Resumo

A pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19) foi um momento atípico que afetou significativamente o sistema educacional e evidenciou uma série de dificuldades e necessidades enfrentadas pelos participantes desse processo. Esse estudo teve como objetivo apresentar um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em Física no período da pandemia do COVID-19 em uma escola pública do interior do estado do Amazonas, a partir do ponto de vista dos alunos. A pesquisa foi realizada na cidade de Codajás-Amazonas e o percurso metodológico ocorreu por meio de uma coleta de dados composta por uma amostra de 71 alunos da Educação Básica. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa, qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Os resultados demonstraram que os alunos se sentiram prejudicados com a suspensão das aulas presenciais, apresentaram dificuldades referentes aos conteúdos ministrados no período remoto, bem como com problemas relacionados a saúde mental. Com os resultados obtidos nessa pesquisa verifica-se a necessidade da orientação de políticas públicas, treinamento de professores e adaptação de currículos objetivando uma aprendizagem adequada para o contexto investigado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04-05-2023

Como Citar

Um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia na cidade de Codajás, interior do Amazonas, na percepção de discentes da Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 122–137, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13183. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13183. Acesso em: 2 mar. 2025.