Um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia na cidade de Codajás, interior do Amazonas, na percepção de discentes da Educação Básica

  • Dayane Vieira Magno Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas
  • Adriano Pereira Guilherme Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: COVID - 19, Ensino remoto, Ensino de Ciências

Resumo

A pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19) foi um momento atípico que afetou significativamente o sistema educacional e evidenciou uma série de dificuldades e necessidades enfrentadas pelos participantes desse processo. Esse estudo teve como objetivo apresentar um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em Física no período da pandemia do COVID-19 em uma escola pública do interior do estado do Amazonas, a partir do ponto de vista dos alunos. A pesquisa foi realizada na cidade de Codajás-Amazonas e o percurso metodológico ocorreu por meio de uma coleta de dados composta por uma amostra de 71 alunos da Educação Básica. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa, qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Os resultados demonstraram que os alunos se sentiram prejudicados com a suspensão das aulas presenciais, apresentaram dificuldades referentes aos conteúdos ministrados no período remoto, bem como com problemas relacionados a saúde mental. Com os resultados obtidos nessa pesquisa verifica-se a necessidade da orientação de políticas públicas, treinamento de professores e adaptação de currículos objetivando uma aprendizagem adequada para o contexto investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-05-2023
Como Citar
MAGNO, D.; YAMAGUCHI, K.; GUILHERME, A. Um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia na cidade de Codajás, interior do Amazonas, na percepção de discentes da Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 122-137, 4 maio 2023.