A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química
Resumo
O presente trabalho consiste na utilização de uma metodologia de ensino por investigação, tendo como temática central “química dos produtos naturais”, dando ênfase à química relacionada aos perfumes e seus desdobramentos, como ferramenta para o ensino de química. O projeto de ensino foi elaborado durante o curso da disciplina “Temas Atuais para o Ensino de Química II” e aplicado durante a execução do Programa Residência Pedagógica, núcleo de química. O projeto foi dividido em cinco etapas: 1) contextualização histórica e social sobre o perfume e sua importância na história; 2) Análise de trechos de um filme. 3) Oficina de aromas e odores; 4) Realização de um experimento investigativo, que resultou na produção de perfumes naturais; 5) Avaliação da atividade. Por meio do projeto realizado, os estudantes manifestaram interesse com a temática proposta e puderam aplicar os conteúdos teóricos de funções e reações de forma prática e com maior compreensão dos conteúdos.
Downloads
Copyright (c) 2022 Aline Samara Lima de Jesus, Sidilene de Aquino Farias, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.