A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química

  • Aline Samara Lima de Jesus Universidade Federal do Amazonas
  • Sidilene de Aquino Farias Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Ensino de Química, Amazonas, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho consiste na utilização de uma metodologia de ensino por investigação, tendo como temática central “química dos produtos naturais”, dando ênfase à química relacionada aos perfumes e seus desdobramentos, como ferramenta para o ensino de química. O projeto de ensino foi elaborado durante o curso da disciplina “Temas Atuais para o Ensino de Química II” e aplicado durante a execução do Programa Residência Pedagógica, núcleo de química. O projeto foi dividido em cinco etapas: 1) contextualização histórica e social sobre o perfume e sua importância na história; 2) Análise de trechos de um filme. 3) Oficina de aromas e odores; 4) Realização de um experimento investigativo, que resultou na produção de perfumes naturais; 5) Avaliação da atividade. Por meio do projeto realizado, os estudantes manifestaram interesse com a temática proposta e puderam aplicar os conteúdos teóricos de funções e reações de forma prática e com maior compreensão dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Samara Lima de Jesus, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas

Sidilene de Aquino Farias, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas.

Publicado
21-12-2022
Como Citar
JESUS, A.; FARIAS, S.; YAMAGUCHI, K. A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 77-93, 21 dez. 2022.