A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química

Autores

  • Aline Samara Lima de Jesus Universidade Federal do Amazonas
  • Sidilene de Aquino Farias Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.13028

Palavras-chave:

Ensino de Química, Amazonas, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho consiste na utilização de uma metodologia de ensino por investigação, tendo como temática central “química dos produtos naturais”, dando ênfase à química relacionada aos perfumes e seus desdobramentos, como ferramenta para o ensino de química. O projeto de ensino foi elaborado durante o curso da disciplina “Temas Atuais para o Ensino de Química II” e aplicado durante a execução do Programa Residência Pedagógica, núcleo de química. O projeto foi dividido em cinco etapas: 1) contextualização histórica e social sobre o perfume e sua importância na história; 2) Análise de trechos de um filme. 3) Oficina de aromas e odores; 4) Realização de um experimento investigativo, que resultou na produção de perfumes naturais; 5) Avaliação da atividade. Por meio do projeto realizado, os estudantes manifestaram interesse com a temática proposta e puderam aplicar os conteúdos teóricos de funções e reações de forma prática e com maior compreensão dos conteúdos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Samara Lima de Jesus, Universidade Federal do Amazonas

    Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas

  • Sidilene de Aquino Farias, Universidade Federal do Amazonas

    Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 77–93, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.13028. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13028. Acesso em: 3 mar. 2025.