Conhecimento tradicional e o ensino de Ciências: uso de cará-roxo (Dioscorea trifida) como indicador de ácidos e bases

Autores

  • Edriely Vilena de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12441

Palavras-chave:

Dioscorea sp, Amazônia, Ácido e bases

Resumo

O cará-roxo (Dioscorea trifida) é um produto amazônico cultivado para alimentação e muito conhecido na região norte. O objetivo deste trabalho foi utilizar o conhecimento tradicional sobre cará roxo como ferramenta facilitadora para a construção e desenvolvimento cognitivo da aprendizagem em Ciências. Esse trabalho foi aplicado para discentes do 9º do Ensino Fundamental de uma escola rural no interior do estado do Amazonas, Brasil. A metodologia utilizada apresentou abordagem de caráter qualitativa através de observações, e quantitativa, com aplicação de questionário no início e no final. Houve aulas expositivas e aula experimental, onde os alunos relacionaram teoria com prática. Os resultados mostraram que o uso de cará roxo como indicador natural contribuiu para um aprendizado significativo, em que os alunos puderam ressignificar os conhecimentos tradicionais, despertando o interesse pela disciplina de Ciências. Todas as etapas foram executadas com êxito e contribuíram para valorização de um produto muito consumido na região e que demonstrou ser uma ferramenta eficiente para ser utilizada no ensino.

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Biografia do Autor

  • Edriely Vilena de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

    Graduada em Ciências: Biologia e Química

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Publicado

08-10-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Conhecimento tradicional e o ensino de Ciências: uso de cará-roxo (Dioscorea trifida) como indicador de ácidos e bases. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 495–507, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12441. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12441. Acesso em: 3 mar. 2025.