A farinha de mandioca e as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) como valorização do conhecimento tradicional no ensino de ciências.

  • Eldrinei Gomes Peres Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0001-7998-410X
Palavras-chave: CTSA; conhecimento popular; Amazonas.

Resumo

Nos últimos anos, os estudos no ensino de Ciências têm expressado uma preocupação em possibilitar a construção de conhecimentos científicos com intuito de permitir ao indivíduo agir criticamente e consciente na sociedade, exercendo plenamente sua cidadania. Verifica-se, no entanto, que inúmeros problemas são enfrentados pelos docentes na metodologia a seguir na abordagem dos conteúdos ministrados em sala de aula. Desta forma, este trabalho teve como objetivo uma abordagem diferenciada no ensino de Ciências, agregando conhecimento científico ao conhecimento tradicional dos alunos. A metodologia empregada apresentou caráter qualitativo e quantitativo, com aplicação de questionário inicial e final contendo questões abertas e fechadas. O trabalho foi desenvolvido em uma escola Municipal no interior do Amazonas (Alvarães), no 9º ano do Ensino Fundamental, com aulas expositivas, atividade lúdica e aula de campo. Por meio deste trabalho pode proporcionar um ensino dialogado e dinâmico com os alunos, relacionando conhecimento científico e conhecimento empírico dos alunos, como forma de valorização das experiências cotidianas dos alunos e conservação da cultura local. Pode-se conciliar e relacionar ciência-tecnologia-sociedade e ambiente (CTSA), através da produção de farinha de mandioca, buscando promover um aprendizado significativo

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Biografia do Autor

Eldrinei Gomes Peres, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Ciências: Biologia e Química e Mestrando em Química pela Universidade Federal do Amazonas 

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Publicado
18-12-2020
Como Citar
PERES, E.; YAMAGUCHI, K. A farinha de mandioca e as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) como valorização do conhecimento tradicional no ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 439-455, 18 dez. 2020.
Seção
Relatos de Experiências