Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma atividade experimental

Autores/as

  • Josiana Rita Bazana Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi
  • Mirian Marciane Barth Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Reitoria
  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi
  • Taniamara Vizzotto Chaves Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Borja
  • Marcele Homrich Ravasio Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11116

Palabras clave:

Experimentação, Formação de Professores, Paradigma Educacional

Resumen

Este artigo é resultado de uma atividade proposta na disciplina de Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O estudo, que tem abordagem qualitativa, foi realizado a partir da observação de uma aula de um Curso de Licenciatura em Química, realizada no laboratório de química. As análises e reflexões sobre a observação abordaram a forma como as atividades experimentais foram realizadas, indicando a importância de se discutir o enfoque pedagógico da experimentação nos cursos de formação de professores, considerando a necessidade de problematização e contextualização de tais atividades. A observação revelou a existência de uma dicotomia entre teoria e prática, tendo em vista que os experimentos realizados se apoiavam na comprovação da teoria por meio da prática. Esta dicotomia também é identificada na matriz curricular do curso, que separa as disciplinas entre teóricas e experimentais. Este estudo abordou ainda os paradigmas educacionais associados a prática educativa observada, sendo estes o paradigma tradicional e o paradigma da complexidade ou emergente. Espera-se que esta pesquisa instigue os profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas educativas, superando a mera transmissão do conhecimento, com o intuito de formar profissionais críticos e autônomos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

04-06-2020

Cómo citar

Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma atividade experimental. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 132–147, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11116. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11116. Acesso em: 1 mar. 2025.