Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista

  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher Instituto Federal Farroupilha
  • Cátia Keske Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi
  • Daniela Carolina Ernst Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sirlei Rigodanzo Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi
Palavras-chave: TEA, Educação Inclusiva, Metodologias

Resumo

Esta pesquisa qualitativa faz uso da cartografia, aqui entendida enquanto diferente léxico deleuziano e guattariano, operada como possibilidade metodológica, investigativa e intervencionista desenvolvida como um plano de pensamento para operacionalizar as investigações realizadas em anais de evento de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como descritores a palavra Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). A temática de pesquisa foi definida pela necessidade de incorporar, no Ensino de Ciências, reflexões e possibilidades de diferentes metodologias que contemplem a premissa da inclusão, nos seus diferentes âmbitos. Como as estatísticas apontam um número significativo de crianças com TEA no Brasil, este foi o foco delimitado neste artigo. O mapeamento realizado apontou somente três trabalhos que, apesar de contemplarem metodologias e conteúdos distintos de Ciências, se aproximam pelo uso de recursos visuais e interativos. Dessa maneira, identificamos com preocupação o reduzido número de trabalhos que abordam esse tema e apontamos a urgência de novas pesquisas na área, justamente num momento histórico de alteração na legislação pertinente a Educação Inclusiva.

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Publicado
03-03-2021
Como Citar
NONENMACHER, S.; KESKE, C.; ERNST, D.; RIGODANZO, S. Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 432-448, 3 mar. 2021.