Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências

  • Alana Rafaela Borsekowsky Instituto Federal Farroupilha
  • Cátia Keske Instituto Federal Farroupilha
  • Fabiana Lasta Beck Pires Instituto Federal Farroupilha
  • Felipe Ketzer Instituto Federal Farroupilha
  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher Instituto Federal Farroupilha
Palavras-chave: conhecimento prévio, educação de jovens e adultos, ensino de física

Resumo

Este artigo resulta de uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, voltado a uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental. Trata de uma vivência que procurou romper com métodos de ensino tradicionais, comumente utilizados nas aulas de Ciências da Natureza. Uma experiência amparada em diferentes metodologias, com ênfase na atividade prática, para desenvolver conceitos de Física e Astronomia. O objetivo principal foi articular os temas e desenvolver as aulas, tendo como pressuposto balizador a Teoria da Aprendizagem Significativa. Consequentemente, a avaliação também teve de ser revista, ao encontro da proposta metodológica das aulas. Os principais resultados apontam para um maior envolvimento dos estudantes, que com o rompimento das resistências iniciais provocadas pelas metodologias ativas, evidenciaram predisposição para a aprendizagem. Nesse contexto, evidencia-se que os pressupostos da Aprendizagem Significativa se adaptam à Educação de Jovens e Adultos, considerando suas premissas de trabalhar conceitos científicos relevantes para o cotidiano e de associá-los aos conhecimentos prévios dos estudantes, usando-os como ancoragem para os próximos. 

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Publicado
05-02-2021
Como Citar
BORSEKOWSKY, A.; KESKE, C.; PIRES, F.; KETZER, F.; NONENMACHER, S. Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 13-22, 5 fev. 2021.