Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma atividade experimental

  • Josiana Rita Bazana Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi
  • Mirian Marciane Barth Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Reitoria
  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi
  • Taniamara Vizzotto Chaves Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Borja
  • Marcele Homrich Ravasio Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Santo Ângelo
Palavras-chave: Experimentação, Formação de Professores, Paradigma Educacional

Resumo

Este artigo é resultado de uma atividade proposta na disciplina de Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O estudo, que tem abordagem qualitativa, foi realizado a partir da observação de uma aula de um Curso de Licenciatura em Química, realizada no laboratório de química. As análises e reflexões sobre a observação abordaram a forma como as atividades experimentais foram realizadas, indicando a importância de se discutir o enfoque pedagógico da experimentação nos cursos de formação de professores, considerando a necessidade de problematização e contextualização de tais atividades. A observação revelou a existência de uma dicotomia entre teoria e prática, tendo em vista que os experimentos realizados se apoiavam na comprovação da teoria por meio da prática. Esta dicotomia também é identificada na matriz curricular do curso, que separa as disciplinas entre teóricas e experimentais. Este estudo abordou ainda os paradigmas educacionais associados a prática educativa observada, sendo estes o paradigma tradicional e o paradigma da complexidade ou emergente. Espera-se que esta pesquisa instigue os profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas educativas, superando a mera transmissão do conhecimento, com o intuito de formar profissionais críticos e autônomos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-06-2020
Como Citar
BAZANA, J.; BARTH, M.; NONENMACHER, S.; CHAVES, T.; RAVASIO, M. Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma atividade experimental. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 132-147, 4 jun. 2020.