Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos

Autores/as

  • Emanuella Silveira Vasconcelos PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Sehnem Heck PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Luana Correia De Melo Teixeira PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina Machado de Lara PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11022

Palabras clave:

Museu interativo; Ensino de ciências; Modelagem matemática; Espaço não-formal de ensino.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as contribuições de um espaço museal na aprendizagem em Química, por meio de uma proposta de ensino sobre os elementos químicos, a partir do cotidiano de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, RS. A proposta utilizou como recurso pedagógico um museu interativo e da Modelagem Matemática enquanto método de ensino, que se constituiu no caminho percorrido para apropriação das relações entre elementos químicos e a existência da vida na terra, por parte dos estudantes. Para evidenciar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes durante todo o processo educativo, optou-se pela realização de questionários, analisando-os à luz da Análise Textual Discursiva – ATD. Observou-se como principal resultado a apreensão de conhecimentos referente à presença dos elementos químicos nos diferentes ambientes, materiais e alimentos usados diariamente. Destaca-se, como aspecto positivo, a contribuição do espaço museal para a percepção de processos básicos da natureza que promovem a continuidade da vida terrestre, possíveis de serem visualizados, bem como para interação entre o estudante e o objeto de seu conhecimento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Emanuella Silveira Vasconcelos, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutoranda no PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

  • Gabriela Sehnem Heck, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestranda no PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

  • Luana Correia De Melo Teixeira, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestranda no PPG em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

  • Isabel Cristina Machado de Lara, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Docente no PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Publicado

04-06-2020

Cómo citar

Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–22, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022. Acesso em: 1 mar. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a