A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:

relato de experiência

  • Ana Carolina Ferreira Machado Universidade Estadual de Roraima
  • Verônica Soares dos Santos
  • Juliane Marques de Souza
  • Emanuella Silveira Vasconcelos
Palavras-chave: Projeto de Intervenção; Fósseis; Ciências Naturais; Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de intervenção realizado com 22 estudantes de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR. O problema que originou o projeto foi: De que forma o estudo dos fósseis pode contribuir no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva? O objetivo geral foi contribuir, por meio de uma ação de intervenção no espaço escolar, no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva. O conteúdo abordado foi o estudo dos fósseis e a paleontologia. A metodologia utilizada seguiu o percurso da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante. Verificou-se a necessidade de tentar transformar o ensino dos conteúdos exigidos em Ciências Naturais mais aprazíveis para o aluno, fazendo o uso de materiais concretos e de metodologias ativas a fim de promover uma aprendizagem significativa. Resulta, a partir desse movimento, em discentes atentos para a importância da preservação do meio ambiente e sabedores que as marcas deixadas no passado servem para compreendermos a atual biodiversidade, situarmo-nos no tempo e espaço enquanto espécie e pensarmos em formas eficazes de conservação.

Publicado
19-09-2019
Como Citar
MACHADO, A. C.; SANTOS, V.; SOUZA, J.; VASCONCELOS, E. A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 204-220, 19 set. 2019.
Seção
Relatos de Experiências