Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais

Authors

  • Simone Mumbach Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Santo Antônio da Patrulha
  • Charles dos Santos Guidotti Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Santo Antônio da Patrulha

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12089

Keywords:

Formação de professores, Comunidade aprendente, Currículo

Abstract

Este relato apresenta uma experiência formativa em comunidade aprendente, constituída por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais.  A referida comunidade, organizada em torno do estudo do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolveu atividades assíncronas e síncronas durante o ano de 2019, totalizando 40 horas de formação. Nesta escrita, são apresentadas as compreensões teórico-práticas emergentes sobre o processo formativo constituído. A contar do movimento de análise dos materiais desenvolvidos pelos professores em formação na comunidade, o movimento de entrelaçamento entre teoria (currículo – as expectativas) e prática (ação pedagógica – colocar o currículo em ação) pode representar uma alternativa para o aperfeiçoamento da ação docente. Aponta-se, a formação no coletivo como instrumento instigador de reflexão, possibilitando que os professores repensem suas ações através da partilha de experiências e da discussão coletiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

05-02-2021

How to Cite

Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 234–246, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12089. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089. Acesso em: 1 mar. 2025.