Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula

Autores

  • Charles dos Santos Guidotti
  • Rafaele Rodrigues de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11777

Palavras-chave:

Mostra de Ciências; Pesquisa em sala de aula; Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar as compreensões sobre Mostras de Ciências de professores participantes do I Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas. Nesse sentido, o olhar se deu sob registros realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem em que o curso foi ofertado, tendo como indagação fenomenológica norteadora: O que é isso que se mostra sobre Mostras de Ciências, nos registros dos professores participantes da formação? Organizamos a análise dessas informações, a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), em que assumimos esse processo de análise como sendo auto-organizado da construção de novas compreensões sobre a pesquisa em sala de aula com vista a promoção de Mostras de Ciências na escola. Significamos que esses espaços não-formais de ensino e de aprendizagem nas escolas, propiciam o desenvolvimento de ações de pesquisa desde a sala de aula, abrangendo interações entre diferentes sujeitos. Assim como, potencializa o desenvolvimento de ações interdisciplinares, que vão além da prática realizada, oportunizando o trabalho com conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

13-11-2020

Como Citar

GUIDOTTI, Charles dos Santos; DE ARAUJO, Rafaele Rodrigues. Mostras de Ciências na Escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 3, p. 46–63, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11777. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777. Acesso em: 7 dez. 2025.