Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais

  • Simone Mumbach Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Santo Antônio da Patrulha
  • Charles dos Santos Guidotti Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Santo Antônio da Patrulha
Palavras-chave: Formação de professores, Comunidade aprendente, Currículo

Resumo

Este relato apresenta uma experiência formativa em comunidade aprendente, constituída por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais.  A referida comunidade, organizada em torno do estudo do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolveu atividades assíncronas e síncronas durante o ano de 2019, totalizando 40 horas de formação. Nesta escrita, são apresentadas as compreensões teórico-práticas emergentes sobre o processo formativo constituído. A contar do movimento de análise dos materiais desenvolvidos pelos professores em formação na comunidade, o movimento de entrelaçamento entre teoria (currículo – as expectativas) e prática (ação pedagógica – colocar o currículo em ação) pode representar uma alternativa para o aperfeiçoamento da ação docente. Aponta-se, a formação no coletivo como instrumento instigador de reflexão, possibilitando que os professores repensem suas ações através da partilha de experiências e da discussão coletiva.

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Publicado
05-02-2021
Como Citar
MUMBACH, S.; GUIDOTTI, C. Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 234 - 246, 5 fev. 2021.