O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás

  • William Antonio Brito Santos Instituto Federal Catarinense
  • Anelise Grünfeld de Luca
  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Instituto Federal Catarinense
Palavras-chave: Chás; Estágio Supervisionado; Metodologia Cooperativa Jigsaw.

Resumo

Este relato de experiência (RE) analisa o desenvolvimento de uma atividade de intervenção pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense (IFC); articulou o saber popular com o científico escolar por meio de uma sequência didática (SD) que abordou a temática “chás”, no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, contemplando os três momentos pedagógicos e viabilizando a metodologia cooperativa Jigsaw. A questão problema orientadora do RE: Em que medida a temática “chás” pode ser usada para viabilizar o estudo da química orgânica, por meio da metodologia cooperativa Jigsaw? Metodologicamente o uso dos questionários como instrumento de coleta de dados evidenciou a análise de três categorias: as compreensões dos estudantes sobre o saber popular e a relação com o ensino de química; as concepções prévias a respeito da temática “Chás” e sua relação com a química estudada em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem da química dos chás por meio da metodologia cooperativa Jigsaw. Avanços na aprendizagem foram proporcionados, considerando a metodologia e a escolha do tema que possibilitaram um intenso protagonismo dos estudantes: escolhendo o tema, participando das aulas efetivamente e valorizando os saberes populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Antonio Brito Santos, Instituto Federal Catarinense

Licenciado em Química no instituto Federal Catarinense, mestrando do PPG Química Aplicada UDESC - Joinville - SC.

Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Instituto Federal Catarinense

Professora do Curso de Pedagogia e Mestrado em Educação - Instituto Federal Catarinense - campus Camboriú

Publicado
20-06-2021
Como Citar
SANTOS, W.; GRÜNFELD DE LUCA, A.; MELO, M. O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 309-322, 20 jun. 2021.
Seção
Relatos de Experiências