O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás
Resumo
Este relato de experiência (RE) analisa o desenvolvimento de uma atividade de intervenção pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense (IFC); articulou o saber popular com o científico escolar por meio de uma sequência didática (SD) que abordou a temática “chás”, no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, contemplando os três momentos pedagógicos e viabilizando a metodologia cooperativa Jigsaw. A questão problema orientadora do RE: Em que medida a temática “chás” pode ser usada para viabilizar o estudo da química orgânica, por meio da metodologia cooperativa Jigsaw? Metodologicamente o uso dos questionários como instrumento de coleta de dados evidenciou a análise de três categorias: as compreensões dos estudantes sobre o saber popular e a relação com o ensino de química; as concepções prévias a respeito da temática “Chás” e sua relação com a química estudada em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem da química dos chás por meio da metodologia cooperativa Jigsaw. Avanços na aprendizagem foram proporcionados, considerando a metodologia e a escolha do tema que possibilitaram um intenso protagonismo dos estudantes: escolhendo o tema, participando das aulas efetivamente e valorizando os saberes populares.
Downloads
Copyright (c) 2021 William Antonio Brito Santos, Anelise Grünfeld de Luca, Marilândes Mól Ribeiro de Melo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.