O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás

Autores

  • William Antonio Brito Santos Instituto Federal Catarinense
  • Anelise Grünfeld de Luca
  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.11976

Palavras-chave:

Chás; Estágio Supervisionado; Metodologia Cooperativa Jigsaw.

Resumo

Este relato de experiência (RE) analisa o desenvolvimento de uma atividade de intervenção pedagógica desenvolvida no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense (IFC); articulou o saber popular com o científico escolar por meio de uma sequência didática (SD) que abordou a temática “chás”, no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, contemplando os três momentos pedagógicos e viabilizando a metodologia cooperativa Jigsaw. A questão problema orientadora do RE: Em que medida a temática “chás” pode ser usada para viabilizar o estudo da química orgânica, por meio da metodologia cooperativa Jigsaw? Metodologicamente o uso dos questionários como instrumento de coleta de dados evidenciou a análise de três categorias: as compreensões dos estudantes sobre o saber popular e a relação com o ensino de química; as concepções prévias a respeito da temática “Chás” e sua relação com a química estudada em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem da química dos chás por meio da metodologia cooperativa Jigsaw. Avanços na aprendizagem foram proporcionados, considerando a metodologia e a escolha do tema que possibilitaram um intenso protagonismo dos estudantes: escolhendo o tema, participando das aulas efetivamente e valorizando os saberes populares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • William Antonio Brito Santos, Instituto Federal Catarinense

    Licenciado em Química no instituto Federal Catarinense, mestrando do PPG Química Aplicada UDESC - Joinville - SC.

  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Instituto Federal Catarinense

    Professora do Curso de Pedagogia e Mestrado em Educação - Instituto Federal Catarinense - campus Camboriú

Downloads

Publicado

20-06-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

O ensino da química por meio da metodologia cooperativa Jigsaw: explorando o tema chás. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 309–322, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11976. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11976. Acesso em: 1 mar. 2025.