Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação

Palavras-chave: formação acadêmico-profissional; universidade; educação básica.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas iniciais bem como analisar e descrever os desafios após a implementação do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS. Foram sujeitos do estudo, 29 residentes e preceptores atuantes em dois núcleos do Programa Residência Pedagógica, bem como as duas docentes orientadoras destes. Para a coleta de dados dos residentes e preceptores, utilizou-se de um questionário disponibilizado via e-mail, e para as docentes orientadoras, organizou-se uma entrevista semiestruturada. Ambos instrumentos continham questões relacionadas as perspectivas iniciais, os desafios do programa e se este os auxiliou no processo de formação acadêmico-profissional. Para a análise do material, realizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Dentre os achados, foi possível perceber que o programa proporcionou aos participantes um elo bastante forte entre a teoria e a prática, como também possibilitou aos residentes conhecer e intervir na realidade escolar além de proporcionar aos preceptores o retorno ao meio acadêmico. Por fim, através deste, percebeu-se ao longo da análise das falas que a formação acadêmico-profissional foi uma constante, possibilitando vivências tanto no campo da escola como na universidade a qual fazem parte os núcleos investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e especialista em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF), UNIPAMPA-Uruguaiana. Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esportes, recreação e saúde. Tem interesse na área de Atividade Física e Saúde, Processos de Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores.

Verônica de Carvalho Vargas, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), Curso de Especialização em: Educação Física na escola (2017), mestranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde. Atualmente é integrante dos grupos: Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, atividade física, educação física e aptidão física e Grupo de Estudos e pesquisa em Estágio e Formação de Professores GEPEF. Docente da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Vinícius Gonçalves Mariano, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA (2018), mestrando do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UNIPAMPA e atualmente é pesquisador no grupo Tuna: gênero, educação e diferença – UNIPAMPA.
Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI-UNIPAMPA).

Publicado
04-06-2020
Como Citar
GODINHO SOARES, R.; DE CARVALHO VARGAS, V.; MARIANO, V.; RUPPENTHAL, R. Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 116-131, 4 jun. 2020.