Vivências na Iniciação a Docência: olhares de ex-pibidianos e ex-residentes de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13918

Palavras-chave:

formação inicial, ambiente escolar, universidade, escola

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar como as vivências da iniciação à docência contribuem para a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Ciências da Natureza. Especificamente, descrever como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica colaboram para a formação inicial de professores. Os sujeitos deste estudo foram 11 ex-pibidianos e ex-residentes aos quais 9 destes participaram de ambos os programas e os outros 2 restantes apenas do PIBID, que responderam a um questionário online, o qual objetivou identificar o perfil e o impacto dos programas nas suas formações. Quanto aos resultados, as expectativas dos licenciandos versaram em obter experiências pedagógicas centradas no ambiente escolar, bem como a possibilidade de relacionar teoria e prática. A maioria dos licenciandos evidenciou a pandemia como um grande empecilho na experiência enquanto residente ou pibidiano, visto a limitação de contato com os alunos e dificuldades no uso de tecnologias. Por fim, percebeu-se a necessidade de maior relação entre a universidade e comunidade, além da importância de mais de um professor orientador na administração das atividades de ambos os programas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduarda Severo Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

    Graduanda em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS. Possui Ensino Médio pelo Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls (2015).

  • Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

    Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e Grupo Colaborativo Flexilhas (UNIPAMPA-Uruguaiana/Dom Pedrito).

  • Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa

    Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências da Unipampa. Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

Downloads

Publicado

07-06-2024

Como Citar

Vivências na Iniciação a Docência: olhares de ex-pibidianos e ex-residentes de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 387–404, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13918. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13918. Acesso em: 1 mar. 2025.