Vivências na Iniciação a Docência: olhares de ex-pibidianos e ex-residentes de Ciências da Natureza

Palavras-chave: formação inicial, ambiente escolar, universidade, escola

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar como as vivências da iniciação à docência contribuem para a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Ciências da Natureza. Especificamente, descrever como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica colaboram para a formação inicial de professores. Os sujeitos deste estudo foram 11 ex-pibidianos e ex-residentes aos quais 9 destes participaram de ambos os programas e os outros 2 restantes apenas do PIBID, que responderam a um questionário online, o qual objetivou identificar o perfil e o impacto dos programas nas suas formações. Quanto aos resultados, as expectativas dos licenciandos versaram em obter experiências pedagógicas centradas no ambiente escolar, bem como a possibilidade de relacionar teoria e prática. A maioria dos licenciandos evidenciou a pandemia como um grande empecilho na experiência enquanto residente ou pibidiano, visto a limitação de contato com os alunos e dificuldades no uso de tecnologias. Por fim, percebeu-se a necessidade de maior relação entre a universidade e comunidade, além da importância de mais de um professor orientador na administração das atividades de ambos os programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Severo Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Graduanda em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS. Possui Ensino Médio pelo Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls (2015).

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e Grupo Colaborativo Flexilhas (UNIPAMPA-Uruguaiana/Dom Pedrito).

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências da Unipampa. Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

Publicado
07-06-2024
Como Citar
RODRIGUES, E.; SOARES, R.; RUPPENTHAL, R. Vivências na Iniciação a Docência: olhares de ex-pibidianos e ex-residentes de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 387-404, 7 jun. 2024.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)