Visibilidade das mulheres na História da Ciência como proposta temática para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.13772

Palavras-chave:

mulheres na ciência, ensino de ciências, ensino médio

Resumo

As mulheres sempre desempenharam um papel crucial ao longo da História da Ciência, muito embora pouquíssimas vezes tenham recebido o merecido destaque por suas brilhantes realizações, geralmente ofuscadas em ambientes cercados por um paradigma machista, que as condenava à restrição de oportunidades, precárias condições de trabalho, humilhações e falta de reconhecimento. Mesmo assim, deixaram um inestimável legado que precisa sempre ser amplamente divulgado e incorporado à alfabetização científica na Educação Básica. Além de uma retrospectiva histórica sobre grandes mulheres cientistas, o presente artigo traz relatos de vivências em sala de aula, nas quais constatou-se que a visibilidade do papel feminino na História da Ciência, infelizmente, ainda é muito precária, sendo essencial que os professores recebam uma formação que lhes permita trabalhar a temática “Mulheres na Ciência”, correlacionando os contextos histórico, social e cultural em que essas cientistas tão importantes viveram.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos

    Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.

  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Universidade Federal de São Carlos

    Professor do departamento de física, química e matemática - DFQM

Downloads

Publicado

28-12-2024

Como Citar

BENEDETTI FILHO, Edemar; MARTINS, Elisiene Andrade da Silva; CAVAGIS, Alexandre Donizeti Martins. Visibilidade das mulheres na História da Ciência como proposta temática para o Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e13772, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.13772. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13772. Acesso em: 10 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)