Visibilidade das mulheres na História da Ciência como proposta temática para o Ensino Médio

Palavras-chave: mulheres na ciência, ensino de ciências, ensino médio

Resumo

As mulheres sempre desempenharam um papel crucial ao longo da História da Ciência, muito embora pouquíssimas vezes tenham recebido o merecido destaque por suas brilhantes realizações, geralmente ofuscadas em ambientes cercados por um paradigma machista, que as condenava à restrição de oportunidades, precárias condições de trabalho, humilhações e falta de reconhecimento. Mesmo assim, deixaram um inestimável legado que precisa sempre ser amplamente divulgado e incorporado à alfabetização científica na Educação Básica. Além de uma retrospectiva histórica sobre grandes mulheres cientistas, o presente artigo traz relatos de vivências em sala de aula, nas quais constatou-se que a visibilidade do papel feminino na História da Ciência, infelizmente, ainda é muito precária, sendo essencial que os professores recebam uma formação que lhes permita trabalhar a temática “Mulheres na Ciência”, correlacionando os contextos histórico, social e cultural em que essas cientistas tão importantes viveram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Universidade Federal de São Carlos

Professor do departamento de física, química e matemática - DFQM

Publicado
28-12-2024
Como Citar
BENEDETTI FILHO, E.; MARTINS, E.; CAVAGIS, A. Visibilidade das mulheres na História da Ciência como proposta temática para o Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 8, n. 1, p. e13772, 28 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)