Visibilidade das mulheres na História da Ciência como proposta temática para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.13772Palavras-chave:
mulheres na ciência, ensino de ciências, ensino médioResumo
As mulheres sempre desempenharam um papel crucial ao longo da História da Ciência, muito embora pouquíssimas vezes tenham recebido o merecido destaque por suas brilhantes realizações, geralmente ofuscadas em ambientes cercados por um paradigma machista, que as condenava à restrição de oportunidades, precárias condições de trabalho, humilhações e falta de reconhecimento. Mesmo assim, deixaram um inestimável legado que precisa sempre ser amplamente divulgado e incorporado à alfabetização científica na Educação Básica. Além de uma retrospectiva histórica sobre grandes mulheres cientistas, o presente artigo traz relatos de vivências em sala de aula, nas quais constatou-se que a visibilidade do papel feminino na História da Ciência, infelizmente, ainda é muito precária, sendo essencial que os professores recebam uma formação que lhes permita trabalhar a temática “Mulheres na Ciência”, correlacionando os contextos histórico, social e cultural em que essas cientistas tão importantes viveram.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edemar Benedetti Filho, Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Elisiene Andrade da Silva Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














