Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0001-7264-900X
  • Luzia Pires dos Santos Benedetti Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-0973-7872
  • João Batista dos Santos Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Ana Paula Leal Jacob
Palavras-chave: Mapas conceituais; atividades lúdicas; jogos.

Resumo

O emprego de uma aprendizagem motivadora é objeto de estudos de diversos pesquisadores na área do ensino. Este trabalho teve como objetivo principal elaborar, avaliar e analisar a aplicação de uma atividade lúdica empregando mapa conceitual baseados em referências literárias de cada conceito. A metodologia empregada neste trabalho foi executada para a primeira série do Ensino Médio da rede pública de ensino como atividade de revisão. Os resultados, através dos questionários aplicados e observações em diário de campo, demonstraram a eficácia ao processo de avaliação por parte do professor e a grande satisfação dos alunos em sua execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.
Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Universidade Federal de São Carlos

Professor junto ao Departamento de Química, Física e Matemática na área de Química Orgânica da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Luzia Pires dos Santos Benedetti, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Química analítica pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

João Batista dos Santos Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor da área de Ensino de Química pelo Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Ana Paula Leal Jacob

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Publicado
24-08-2020
Como Citar
BENEDETTI FILHO, E.; CAVAGIS, A.; BENEDETTI, L.; JÚNIOR, J.; JACOB, A. Uso de um mapa conceitual adaptado envolvendo atividades lúdicas para o ensino de Química. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 2, p. 220-236, 24 ago. 2020.