Fuga! Um jogo de tabuleiro desenvolvido para a revisão de conceitos de Química

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis UFSCar
  • Mário Henrique Alves Lima UFSCar
  • Luzia Pires dos Santos Benedetti UFSCar
Palavras-chave: Ensino de Química, Ludicidade, Ensino aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta pedagógica lúdica para a revisão de conceitos e discussões em sala de aula. O estudo foi desenvolvido a 105 alunos do Ensino Médio. O levantamento dos dados ocorreu através de uma abordagem qualitativa para verificar as relações comportamentais dos alunos; e uma quantitativa sendo mediada por um viés interpretativo através de questionário, entrevista e registro das observações em diário de campo. A atividade demonstrou potencial para a revisão de conceitos de Química, e no desenvolvimento de suas habilidades argumentativas, para as discussões e na formatação da resposta correta diante da pergunta solicitada. Notou-se, também, que os alunos participantes melhoraram sua relação para trabalhos em grupo. Após a aplicação da atividade, certificou-se que a metodologia desenvolvida foi eficiente com relação aos objetivos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.
Alexandre Donizeti Martins Cavagis, UFSCar

Bacharel em Química Tecnológica e Licenciado em Química pela UNICAMP, Mestre e Doutor em Bioquímica pela UNICAMP, Pós-Doutorado pela University of Groningen (Holanda). Professor do Departamento de Física, Química e Matemática – DFQM na Universidade Federal de São Carlos, pela área de Química Bioquímica.

Mário Henrique Alves Lima, UFSCar

Licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Luzia Pires dos Santos Benedetti, UFSCar

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Publicado
04-06-2020
Como Citar
BENEDETTI FILHO, E.; CAVAGIS, A.; LIMA, M.; BENEDETTI, L. Fuga! Um jogo de tabuleiro desenvolvido para a revisão de conceitos de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 77-95, 4 jun. 2020.