Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.11900

Palavras-chave:

Teoria das cores, Atividades lúdicas, Jogos.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos referentes à teoria das cores. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Fundamental II, a partir de uma temática para os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula pelo docente da disciplina de Ciências. O jogo, chamado “Cores”, pedagogicamente permitiu revisar, de forma lúdica no Clube de Ciências, a temática sobre a composição das cores propiciando aos alunos um processo de ensino e de aprendizagem mais prazeroso, e como divulgação científica, a atividade foi aplicada para os participantes da Feira de Ciências. Através de uma metodologia qualitativa o docente da turma do 6º ano relatou que a revisão dos conceitos foi altamente satisfatória para o processo de consolidação da aprendizagem, e inclusive a exploração de habilidades de socialização que a proposta apresentou, foi elogiada pelo corpo docente da escola. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação por essa metodologia alternativa e solicitaram sua aplicação para outras turmas na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
    Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.
  • Letícia Asheley Gomes, Universidade Federal de São Carlos

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química - UFSCar

  • Gabriel Moraes Reche Martins, Universidade Federal de São Carlos

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Química - UFSCar

  • João Marcos Soares Maia, Universidade Federal de São Carlos

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Química - UFSCar

Downloads

Publicado

20-06-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 292–308, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11900. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900. Acesso em: 1 mar. 2025.