Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental

Palavras-chave: Teoria das cores, Atividades lúdicas, Jogos.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos referentes à teoria das cores. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Fundamental II, a partir de uma temática para os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula pelo docente da disciplina de Ciências. O jogo, chamado “Cores”, pedagogicamente permitiu revisar, de forma lúdica no Clube de Ciências, a temática sobre a composição das cores propiciando aos alunos um processo de ensino e de aprendizagem mais prazeroso, e como divulgação científica, a atividade foi aplicada para os participantes da Feira de Ciências. Através de uma metodologia qualitativa o docente da turma do 6º ano relatou que a revisão dos conceitos foi altamente satisfatória para o processo de consolidação da aprendizagem, e inclusive a exploração de habilidades de socialização que a proposta apresentou, foi elogiada pelo corpo docente da escola. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação por essa metodologia alternativa e solicitaram sua aplicação para outras turmas na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.
Letícia Asheley Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química - UFSCar

Gabriel Moraes Reche Martins, Universidade Federal de São Carlos

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Química - UFSCar

João Marcos Soares Maia, Universidade Federal de São Carlos

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Química - UFSCar

Publicado
20-06-2021
Como Citar
BENEDETTI FILHO, E.; GOMES, L.; MARTINS, G.; MAIA, J. Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 292-308, 20 jun. 2021.
Seção
Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)