Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12483

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Alcanos, Atividades lúdicas

Resumo

O professor está sempre buscando novas maneiras de implementar metodologias mais efetivas ao aprendizado dos alunos, principalmente as que envolvem atividades lúdicas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos de Química Orgânica relacionada à fórmula estrutural plana e nomenclaturas de alcanos. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Médio, a partir de uma adaptação da tradicional “Batalha Naval”, porém utilizando um tabuleiro, e incentivando a participação de todos os alunos da turma. Este relato de experiência teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de duas avaliações, entrevistas com os professores e anotações em diário de campo. Chamado de “Batalha Química”, o jogo permitiu revisar, de forma lúdica, a 143 alunos de duas escolas estaduais, fórmulas estruturais planas e nomenclaturas de alcanos, propiciando um processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação pelo jogo, inclusive solicitando sua aplicação em outras aulas de Química, aprofundou-se a interação social e a aprendizagem da terminologia utilizada na Química de alcanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
    Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Bacharel em Química Tecnológica e Licenciado em Química pela UNICAMP, Mestre e Doutor em Bioquímica pela UNICAMP, Pós-Doutorado pela University of Groningen (Holanda). Professor do Departamento de Física, Química e Matemática – DFQM na Universidade Federal de São Carlos, pela área de Química Bioquímica.

  • Luzia Pires dos Santos Benedetti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Downloads

Publicado

08-10-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 552–569, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12483. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12483. Acesso em: 1 mar. 2025.