Use Emprego do Instagram como ferramenta para a divulgação científica: o papel das bruxas na história da química

Palavras-chave: Alquimia, divulgação científica, tecnologias digitais de informação e comunicação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta para a divulgação científica, ao explorar o universo das bruxas e as suas relações com a Ciência. O estudo foi desenvolvido com a participação voluntária de 87 espectadores, abrangendo pessoas com conhecimentos variados, do ensino fundamental ao superior. O levantamento dos dados ocorreu por meio de formulário do google através de uma abordagem qualitativa para verificar as relações e as interpretações dos participantes sobre História da Química (HQ) e as bruxas na baixa idade média. A atividade demonstrou ser um excelente material para a inserção de discussões entre a HQ prática e as concepções criadas, principalmente pelos meios de comunicação e a literatura, no universo místico envolvendo a definição de bruxas. Os resultados observados demonstraram que a concepção do papel das bruxas na história está equivocada e fora de contexto, muitas vezes ligadas ao misticismo e sem a sua verdadeira ligação com a descoberta de medicamentos naturais. Após a aplicação da atividade, certificou-se que a metodologia desenvolvida foi eficiente em atingir ao objetivo proposto e ajudar a desmistificar a imagem predominantemente má das bruxas e descrever a sua importância na manutenção do conhecimento científico através de gerações no período medieval.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.
Lorena Alves Rodrigues, UFSCar

Estudante de graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal de São Carlos.

Publicado
21-12-2022
Como Citar
BENEDETTI FILHO, E.; RODRIGUES, L. Use Emprego do Instagram como ferramenta para a divulgação científica: o papel das bruxas na história da química. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 4, p. 317-335, 21 dez. 2022.
Seção
Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)