Emprego do Instagram como ferramenta para a divulgação científica: o papel das bruxas na história da química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.13052

Palavras-chave:

Alquimia, divulgação científica, tecnologias digitais de informação e comunicação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta para a divulgação científica, ao explorar o universo das bruxas e as suas relações com a Ciência. O estudo foi desenvolvido com a participação voluntária de 87 espectadores, abrangendo pessoas com conhecimentos variados, do ensino fundamental ao superior. O levantamento dos dados ocorreu por meio de formulário do google através de uma abordagem qualitativa para verificar as relações e as interpretações dos participantes sobre História da Química (HQ) e as bruxas na baixa idade média. A atividade demonstrou ser um excelente material para a inserção de discussões entre a HQ prática e as concepções criadas, principalmente pelos meios de comunicação e a literatura, no universo místico envolvendo a definição de bruxas. Os resultados observados demonstraram que a concepção do papel das bruxas na história está equivocada e fora de contexto, muitas vezes ligadas ao misticismo e sem a sua verdadeira ligação com a descoberta de medicamentos naturais. Após a aplicação da atividade, certificou-se que a metodologia desenvolvida foi eficiente em atingir ao objetivo proposto e ajudar a desmistificar a imagem predominantemente má das bruxas e descrever a sua importância na manutenção do conhecimento científico através de gerações no período medieval.

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Biografia do Autor

  • Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
    Possui graduação em Bacharel e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é adjunto II da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Eletroanalíticos, Química Ambiental Aplicada, Ensino de Química e Divulgação científica.
  • Lorena Alves Rodrigues, UFSCar

    Estudante de graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Emprego do Instagram como ferramenta para a divulgação científica: o papel das bruxas na história da química. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 317–335, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.13052. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13052. Acesso em: 1 mar. 2025.

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