Possibilidades de interações para o ensino remoto de química: um relato de experiência de bolsistas do Pibid

  • Isadora Lima Bastos Instituto Federal de Goiás - IFG, Campus Uruaçu.
  • Jéssica Alves dos Santos Instituto Federal de Goiás - IFG, Campus Uruaçu
  • Mateus de Paula Alves Fidélis Instituto Federal de Goiás - IFG, Campus Uruaçu
  • Thamara Brenda Peixoto Lobo Instituto Federal de Goiás - IFG, Campus Uruaçu
  • Nilma Silvania Izarias Instituto Federal de Goiás - IFG, Campus Uruaçu
  • Fabiana Gomes Instituto Federal de Goiás - IFG, Campus Uruaçu
Palavras-chave: Ensino de química;, Recursos digitais;, Metodologia ativa;

Resumo

O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência sobre o uso dos recursos digitais Google Meet, Kahoot e Pear Deck para mediação do processo de aprendizagem nos momentos síncronos. O objetivo é apontar as potencialidades pedagógicas desses recursos para o ensino remoto de química sob a ótica dos bolsistas do Pibid do curso de licenciatura em química, do Instituto Federal de Goiás, campus Uruaçu. Neste estudo, foi possível identificar que esses recursos utilizados nas aulas síncronas são potentes instrumentos para o ensino de química, pois são flexíveis em relação ao conteúdo científico abordado e permitem momentos de interação entre alunos e professor. Contudo, percebemos que os recursos digitais devem ser aplicados de forma comedida para não sobrecarregar os estudantes e, consequentemente, os desmotivar.

 

 

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Publicado
23-06-2022
Como Citar
BASTOS, I.; DOS SANTOS, J.; FIDÉLIS, M.; LOBO, T.; IZARIAS, N.; GOMES, F. Possibilidades de interações para o ensino remoto de química: um relato de experiência de bolsistas do Pibid. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 237-252, 23 jun. 2022.