Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química

  • Alécia Maria Gonçalves Instituto Federal de Goiás – IFG (campus Uruaçu)
  • Fabiana Gomes Instituto Federal de Goiás - IFG (campus Uruaçu)
Palavras-chave: Formação inicial;, ABP, metodologias ativas

Resumo

Os docentes precisam estar capacitados para o uso de metodologias e estratégias mais dinâmicas. O estudo das metodologias ativas, sobretudo na ótica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) possui essa proposta, dar autonomia aos estudantes. Com isso, desenvolvemos um projeto de ensino voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFG - Câmpus Uruaçu, com o objetivo de prepará-los melhor para o uso das metodologias ativas. O projeto foi desenvolvido a partir da apresentação da ABP e ABF. Ao final, cada grupo apresentou um projeto para o uso da ABP no ensino de química. De forma geral, os licenciandos conseguiram apresentar problemas com impactos sociais, econômicos e científicos, no entanto, tiveram dificuldades na contextualização dos problemas e as estratégias de resolução do projeto não propunham muita autonomia aos estudantes. Apontando a necessidade de ter mais formações no uso de metodologias ativas. 

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Publicado
23-06-2022
Como Citar
GONÇALVES, A.; GOMES, F. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 4-20, 23 jun. 2022.