Metodologias Ativas para o Ensino de Ciências e Educação Matemática: Concepções e narrativas de professores em formação

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Formação Continuada, Professor Reflexivo, Narrativas

Resumo

O presente trabalho apresenta as concepções de acadêmicos acerca das metodologias ativas no ensino, especificamente, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, e tem como objetivo analisar as narrativas no fórum de discussão das disciplinas ofertadas no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. As professoras formadoras propuseram a escrita reflexiva sobre o entendimento dos acadêmicos e as potencialidades do uso de metodologias no ensino. Assim, o fórum de discussão possibilita a interação entre os acadêmicos por meio da escrita reflexiva e, nesse movimento, são oportunizados a discutir questões e fazer interlocuções que permeiam o contexto escolar. A metodologia caracterizou-se como qualitativa e para análise das narrativas dos acadêmicos participantes do curso de especialização que constituem o corpus da pesquisa, adotamos a Análise de Conteúdo. Concluímos que, ao propiciar esses ambientes interativos, como o fórum, permitimos aos sujeitos a interação, partilha de suas vivências e experiências de sala de aula. Desse modo, a formação continuada deve propiciar espaços de reflexões sobre a prática docente permitindo, através do processo formativo, a (re)configuração das práticas pedagógicas e contribuir para a constituição docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Marques dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul. Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Pós-graduando Lato Sensu no Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Professor da Educação Básica/RS/Brasil. E-mail: rafael.mdossantos@hotmail.com.

Fabiana Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Uruaçu. Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática do IFG, campus Uruaçu. Líder do núcleo de pesquisa ENCIEM. E-mail: fabiana.gomes@ifg.edu.br

Alexandre Luiz Polizel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Doutorando e Mestre no Programa de Ensino de Ciência e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicos pela Universidade Estadual de Maringá; em Filosofia, Pedagogia e Sociologia pelo Centro Universitário de Araras. Psicanalista Clínico pelo Faculdade Gaio e Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud de São Paulo. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. É Presidente/Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidades (NEPEGENS) do IFES-SM. E-mail: xandepolizel@gmail.com

Publicado
21-12-2022
Como Citar
DOS SANTOS, R.; GOMES, F.; POLIZEL, A. Metodologias Ativas para o Ensino de Ciências e Educação Matemática: Concepções e narrativas de professores em formação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 40-54, 21 dez. 2022.