WebQuest e o ensino da química analítica: possibilidades de aprendizagens

  • Karolynne Marques Ferreira IFG – Uruaçu
  • Fabiana Gomes IFG – Uruaçu.
  • Laudelina Braga IFG – Uruaçu.
Palavras-chave: Química Analítica, WebQuest, Acidente Ambiental de Mariana.

Resumo

Neste artigo é apresentada a utilização de uma WebQuest no ensino da Química Analítica com o objetivo de discutir as contribuições relacionadas às aprendizagens e a formação de conceitos. A WebQuest ora proposta, surgiu na disciplina de Estágio III do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás, IFG, campus Uruaçu e foi aplicada com alunos do Curso Técnico em Química, excepcionalmente ofertada em sistema remoto. As informações obtidas por meio dos dados apontam que a WebQuest contribuiu para a compreensão dos conteúdos de química analítica, em especial às marchas analíticas, a partir do desenvolvimento do pensamento crítico e de uma formação mais cooperativa, participativa e autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, G.; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, vol. IX, n. 1, 2007.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, vol. 2, n. 1 (3), 2005.
CAVALCANTE, B. P; TEIXEIRA, A. M. S; MARCELO, L. R. O desastre de Mariana como abordagem investigativa e ctsa no ensino de química. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.9, n. 2, 2019.
CRUZ, S. C. O Podcast no Ensino Básico. Actas do Encontro sobre Podcasts, 2009.
DANTAS, J. M; SILVA, M. G. L; FILHO, P.F.S. Uma proposta de material didático complementar para o ensino de conceitos em química analítica qualitativa. LabCiencia con noticias técnicas del laboratorio, v. 19, 2008.
ELEUTÉRIO, I. C.; KIILL, K. B.; SENE, J. J. de; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentos para a identificação de íons Ferro em medicamentos comerciais. Química Nova na Escola, n. 26, 2007. IFG. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Química. Instituto Federal de Goiás, 2015.
GONÇALVES, J. M.; ANTUNES, K. C. L.; ANTUNES, A. Determinação qualitativa dos íons Cálcio e Ferro em leite enriquecido. Química Nova na Escola, n. 14, 2001.
IBAMA. Laudo Técnico Preliminar: Impactos ambientais decorrentes do desastre envolvendo o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, 2015. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/phocadownload/barragemdefundao/laudos/laudo_tecnico_p reliminar_Ibama.pdf. Acesso em: mai. 2021.
LOPES, L. M. N. O rompimento da barragem de Mariana e seus impactos socioambientais. Sinapse Múltipla, v. 5, n. 1, 2016.
MARCH, Tom. Why Webquests? an introduction. 1998.
MOURA, F. M. T.; SOUZA, R. F. CARNEIRO, C.C.B. S. O Ensino de Química Contextualizado: As Vozes Discentes. Revista Insignare Scientia. vol. 1, n. 3, 2018. PERES, R; CUARELI, A. A tecnologia no contexto escolar: WebQuest – uma ferramenta proposta por Bernie Dodge. ANAIS ELETRÔNICOS DO IX Colóquio de Estudos Literários. Londrina (PR), 15 e 16 de setembro de 2015.
POSTIGO, J. P et.al. Uma proposta para o ensino de laboratório de química analítica qualitativa. Quim. Nova, Vol. 44, No. 4, 2021.
RAIMONDI, A. C; RAZZOTO, E. S. Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Química Analítica Qualitativa. Revista Insignare Scientia Vol. 3, n. 2, 2020.
RODRIGUES, A. G. G. R. et al. Atividades pedagógicas com licenciandos em química sobre os impactos ambientais do desastre de Mariana (MG). Braz. J. of Develop., v. 6, n. 10, 2020.
SILVA, C. F; MUELLER, R. R. WebQuest: Uma ferramenta adaptável para a pesquisa na Web. Novas Tecnologias na Educação, vol. 8, n. 3, 2010. SOUZA, I. Google Sites: saiba para que serve e como criar sites dentro da plataforma. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/google-sites/. Acesso em: dez. 2021. VOGEL, A. I. Química Analítica Qualitativa. São Paulo: Mestre Jou, 1981.
Publicado
23-06-2022
Como Citar
MARQUES FERREIRA, K.; GOMES, F.; BRAGA, L. WebQuest e o ensino da química analítica: possibilidades de aprendizagens. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 268-283, 23 jun. 2022.