Pesquisa em sala de aula no ensino de Biologia: compreensões a partir de uma prática de estágio curricular supervisionado

Autores

  • Robson Leal dos Santos
  • Cátia Keske
  • Carlos Rodrigo Lehn

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11780

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Estágio curricular, Pesquisa como princípio pedagógico, Professor pesquisador

Resumo

O presente artigo contempla um relato de experiência com descrição analítica de uma prática de estágio curricular supervisionado realizado no contexto da formação inicial de professores que teve como objetivo a promoção da pesquisa como princípio pedagógico, como como orientadora das práticas de ensino e de aprendizagem. Realizada na disciplina de Biologia, com uma turma de ensino médio de escola pública no município de Panambi, região Noroeste do Rio Grande do Sul, a prática contou com o desenvolvimento de dois estudos de caso, por meio dos quais abordaram-se as temáticas “fermentação alcóolica” e “crescimento de fungos”. Ao buscar provocar o interesse pelo ato de pesquisar nos alunos, dada a compreensão que a pesquisa é um modo de ver o mundo que no contexto educativo constitui-se princípio científico e educativo, reconheceu-se uma participação ativa e, progressivamente, mais autônoma e crítica da turma. Dentre as compreensões tecidas nessa prática, ratificamos a pesquisa como uma alternativa para que alunos e professores signifiquem informações em sala de aula, indo “para além” disso e, assim, produzindo conhecimento.

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Publicado

13-11-2020

Como Citar

Pesquisa em sala de aula no ensino de Biologia: compreensões a partir de uma prática de estágio curricular supervisionado. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 140–158, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11780. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11780. Acesso em: 1 mar. 2025.