Pesquisa em sala de aula no ensino de Biologia: compreensões a partir de uma prática de estágio curricular supervisionado

  • Robson Leal dos Santos
  • Cátia Keske
  • Carlos Rodrigo Lehn
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Estágio curricular, Pesquisa como princípio pedagógico, Professor pesquisador

Resumo

O presente artigo contempla um relato de experiência com descrição analítica de uma prática de estágio curricular supervisionado realizado no contexto da formação inicial de professores que teve como objetivo a promoção da pesquisa como princípio pedagógico, como como orientadora das práticas de ensino e de aprendizagem. Realizada na disciplina de Biologia, com uma turma de ensino médio de escola pública no município de Panambi, região Noroeste do Rio Grande do Sul, a prática contou com o desenvolvimento de dois estudos de caso, por meio dos quais abordaram-se as temáticas “fermentação alcóolica” e “crescimento de fungos”. Ao buscar provocar o interesse pelo ato de pesquisar nos alunos, dada a compreensão que a pesquisa é um modo de ver o mundo que no contexto educativo constitui-se princípio científico e educativo, reconheceu-se uma participação ativa e, progressivamente, mais autônoma e crítica da turma. Dentre as compreensões tecidas nessa prática, ratificamos a pesquisa como uma alternativa para que alunos e professores signifiquem informações em sala de aula, indo “para além” disso e, assim, produzindo conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-11-2020
Como Citar
SANTOS, R.; KESKE, C.; LEHN, C. Pesquisa em sala de aula no ensino de Biologia: compreensões a partir de uma prática de estágio curricular supervisionado. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 3, p. 140-158, 13 nov. 2020.