Notícias

Dossiê n. 34 - 2019/02 - "Ensino De História E Relações Etnico Raciais: Diálogos afro-indo-latinos"

30-08-2019

Em tempos de golpes contra a democracia em que emergem projetos de Lei que criminalizam prática docente; uma base nacional curricular comum para o ensino centrada numa visão europocêntrica e que enfraquece a formação humana; a retirada de História do Ensino Médio; um poder judiciário que assume posições tendenciosas; governantes que acabam com os planos de carreira do magistério; setores sociais e governamentais que colocam sob litígio conquistas históricas como as leis que instituem o ensino de história e cultura dos povos de matriz africana e indígena. Nesse contexto, visando amplificar o debate sobre a Educação das Relações Étnico Raciais, demarcando no campo do Ensino de História, convidamos professores/pesquisadores engajados nos estudos e pesquisas sobre o tema a propor textos que tenham como foco o diálogo intercultural pelo viés das experiências de ensino e pesquisa evidenciando a diversidade e complexidade de aspectos que envolvem as relações étnico raciais na Educação nos países latino americanos. O objetivo desse dossiê é debater concepções, pesquisas e práticas docentes, com foco na intersecção entre o Ensino de História e a Educação étnico-racial e que estejam engajados na problematização do eurocentrismo. Assim, nos interessam propostas dedicadas a essas questões, desde a educação básica, nos processos de escolarização formal e não formal, até a formação de professores/as de história no Brasil e em outros contextos latino americanos.

Proponentes: Prof. Dr. Elison Antonio Paim (UFSC), Prof.ª Dra. Mônica Martins da Silva (UFSC)

Encaminhamento de trabalhos:  30 de setembro de 2019.

Avaliação pelos/as pareceristas: até 20 de outubro de 2019. Até 10 de novembro.

Revisão dos trabalhos pelos/as autores/as, com base nos pareceres: até 20 de novembro de 2019.

Publicação: dezembro de 2019.

Diretrizes para submissão: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/about/submissions

Saiba mais sobre Dossiê n. 34 - 2019/02 - "Ensino De História E Relações Etnico Raciais: Diálogos afro-indo-latinos"

Edição Atual

n. 33 (2019): Dossiê n. 33 - 2019/01 - "Gênero, Democracia e Direitos Humanos"

Estamos vivenciando, no Brasil, movimentos ultra conservadores que desqualificam e demonizam o feminismo e o gênero, palavras tidas como proibidas, e que tem brutalizado corações e mentes. Ambas, se tem gerado discussões acaloradas, é por que estão no âmbito do político. Projetos inconstitucionais, que aviltam a democracia e os direitos humanos, são apresentados com intuito de eliminar o gênero como categoria de análise nas relações sociais e culturais.  Este dossiê receberá artigos com pesquisas e reflexões que abordem o gênero, com enfoque nos direitos humanos, cidadania, emancipação, liberdade, educação, feminismos, preconceitos e violências, que promovam o conhecimento para mudanças de práticas discriminatórias, reconhecendo as mulheres de diferentes gerações, raça, etnia, gênero, orientação sexual  como sujeitos de direitos.

Recebimento dos artigos:   31 de janeiro de 2019.

Pareceres: até 30 de abril de 2019.

Publicação: julho de 2019.

Diretrizes para Submissões: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/about/submissions

Publicado: 23-05-2019
Ver Todas as Edições