Notícias

Dossiê n. 34 - 2019/02 - "Ensino De História E Relações Etnico Raciais: Diálogos afro-indo-latinos"

27-09-2018
Em tempos de golpes contra a democracia em que emergem projetos de Lei que criminalizam prática docente; uma base nacional curricular comum para o ensino centrada numa visão europocêntrica e que enfraquece a formação humana; a  retirada de História do Ensino Médio; um poder judiciário que assume posições tendenciosas; governantes que acabam com os planos de carreira do magistério; setores sociais e governamentais que colocam sob litígio conquistas históricas como as  leis que instituem  o ensino de história e cultura dos povos de matriz africana e indígena. Nesse contexto, visando amplificar o debate sobre a Educação das Relações Étnico Raciais, demarcando no campo do Ensino de História, convidamos professores/pesquisadores engajados nos estudos e pesquisas sobre o tema a propor textos que tenham como foco o diálogo intercultural pelo viés das experiências de ensino e pesquisa evidenciando a diversidade e complexidade de aspectos que envolvem as relações étnico raciais na Educação nos países latino americanos. O  objetivo desse dossiê é debater concepções, pesquisas e práticas docentes, com foco na intersecção entre o  Ensino de História e a Educação étnico-racial e que estejam engajados na problematização do eurocentrismo.  Assim, nos interessam propostas dedicadas a essas questões, desde a educação básica, nos processos de escolarização formal e não formal, até a formação de professores/as de história no Brasil e em outros contextos latino americanos. Proponentes: Prof. Dr. Elison Antonio Paim (UFSC), Prof.ª Dra. Mônica Martins da Silva (UFSC)Encaminhamento de trabalhos: até 01 de agosto de 2019.Avaliação pelos/as pareceristas: até 20 de setembro de 2019.Revisão dos trabalhos pelos/as autores/as, com base nos pareceres: até 05 de novembro de 2019. Publicação: dezembro de 2019. Diretrizes para submissão: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/about/submissions Saiba mais sobre Dossiê n. 34 - 2019/02 - "Ensino De História E Relações Etnico Raciais: Diálogos afro-indo-latinos"

Edição atual

n. 30 (2017): Dossiê Rússia revolucionária: repercussões, inspirações, ressonâncias e atualidade
Ver Todas as Edições