O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está formatado com espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Recomenda-se que pelo menos um dos autores possua o título de doutor. Resenhas, entrevistas e traduções podem ser de autoria de graduados.

Diretrizes para Autores

Normas para a apresentação de colaborações:

As colaborações para Fronteiras: Revista Catarinense de História devem seguir estas especificações:

1 - Todos os trabalhos devem ser apresentados em duas versões, que devem ser anexadas em apenas uma submissão, uma com e outra sem a identificação do autor; não é necessário enviar cópia impressa. O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows. Imagens: 300 dpi.

2 - A Revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens.

3 - Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

4 - Os artigos terão a extensão de 15 a 22 páginas em formato A4, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5, incluindo tabelas, gráficos, figuras e notas. Deve conter título (em português e em inglês); nome do(a) autor(a), seguido por nota de rodapé com titulação, vinculação institucional, projeto vinculado, endereço para correspondência (e-mail). As citações de mais de três linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11 e recuo 2,5 cm. Margens: superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm. Os artigos serão acompanhados do resumo e abstract em inglês, de no máximo 10 linhas, e 3 palavras-chave. Titulo, e palavras- chave também dever ter versão em inglês. O Resumo, o Abstract e as Referências do texto devem ser apresentados com espaçamento simples.

5 – Artigos e resenhas devem ser apresentados conforme os modelos para formatação de artigos e resenhas a serem encaminhados para Fronteiras. Apresentados fora do modelo, serão devolvidos para adequação. Traduções devem vir com nota explicativa contendo todas as informações do texto traduzido.

6 - As resenhas devem ter entre 3 e 5 páginas. Fontes e margens seguem mesmas normas dos artigos. Devem referir-se a livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou livros estrangeiros publicados nos últimos quatro anos.

7 - As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética, no final do artigo, utilizando espaçamento simples entre as linhas. Quando citada, a obra deve ser indicada de maneira simplificada, seja no corpo do artigo, seja em nota explicativa, no sistema autor/data/página(s): (Autor, ano, p.nnn); ou, se autor citado no texto, data e página (2015, p.nn)

8 - As notas devem ser colocadas no final do texto, ou notas explicativas, desde que imprescindíveis, não superior a 20.

9 – Artigos, resenhas e traduções, quando publicadas, devem indicar data de recebimento e aprovação: Ex: Artigo/Resenha recebida em 14 de dezembro de 2015. Aprovada em 23 de dezembro de 2015.

10 - Normatização das notas conforme NBR 6023:

Livro: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. nnnp.

Capítulo ou parte de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (Org.) Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. p.xxx-yyy.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade: Editora, v.xx, n.xx, p.xxx-yyy, ano.

Trabalho acadêmico: SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em ...) – Unidade, Instituição. Cidade, ano.

Texto obtido na internet: SOBRENOME, Nome. Título. Data (se houver). Disponível em: www...; Acesso em: dd mmm. ano.

Trabalho apresentado em evento: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número (se houver), ano, Local do evento. Anais... Local: Editora (se houver), ano. p.xxx-yyy.

 Após o recebimento do aceite para publicação do texto

1 - O autor terá até 10 dias para realizar a revisão gramatical/ortográfica e alterações solicitadas. A revisão gramatical/ortográfica  é obrigatória e de resposnsabilidade do(s) autor(es).

2 - O texto deve ser postado no site da revista, na área do usuário, em Discussão da avaliação - Adicionar comentários.

3 - Na versão final do texto, o(s)  autor(res) deverá incluir, no formato de nota de rodapé ao lado do nome, as seguintes informações: Titulação. Filiação Institucional. E-mail. Ex: Doutor em História. Professor da UFBA. E-mai: antonufba@ufba.com

4 - Caso o trabalho tenha recebido fomento para sua realização, incluir no final do texto o item Agradecimento. Ex:

Agradecimento

Agradeço a CAPES plea bolsa e ao CNPq quelo fomento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.