O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está formatado com espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Recomenda-se que pelo menos um dos autores possua o título de doutor. Resenhas, entrevistas e traduções podem ser de autoria de graduados.

Diretrizes para Autores

SEÇÕES

Artigos
Esta seção publica artigos inéditos e originais.

Dossiê
Esta seção publica artigos inéditos e originais sobre temas atuais que contribuam para o debate em História. Os dossiês são compostos tanto por artigos encomendados pelos editores quanto por artigos recebidos através de chamada aberta para submissão. Todos os artigos submetidos passarão pelo processo de avaliação duplo cega por pares.

Tradução
Esta seção aceita artigos publicados originalmente em outras línguas e traduzidos para o português nas áreas de interesse da revista. As traduções devem ser acompanhadas do texto original e da permissão para traduzir o artigo para republicação do autor e/ou do editor original.

Entrevista
Esta seção publica entrevistas com nomes de destaque nas temáticas da revista.

Normas para a apresentação de colaborações:

As colaborações para Fronteiras: Revista Catarinense de História devem seguir estas especificações:

1 - Todos os trabalhos devem ser apresentados em duas versões, que devem ser anexadas em apenas uma submissão, uma com e outra sem a identificação do autor; não é necessário enviar cópia impressa. O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows. Imagens: 300 dpi.

2 - A Revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens.

3 - Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

4 - Os artigos terão a extensão de 15 a 22 páginas em formato A4, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5, incluindo tabelas, gráficos, figuras e notas. Deve conter título (em português e em inglês); nome do(a) autor(a), seguido por nota de rodapé com titulação, vinculação institucional, projeto vinculado, endereço para correspondência (e-mail). As citações de mais de três linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11 e recuo 2,5 cm. Margens: superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm. Os artigos serão acompanhados do resumo e abstract em inglês, de no máximo 10 linhas, e 3 palavras-chave. Titulo, e palavras- chave também dever ter versão em inglês. O Resumo, o Abstract e as Referências do texto devem ser apresentados com espaçamento simples.

5 – Artigos, resenhas, entrevistas e traduções devem ser apresentados conforme as regras de formatação da revista. Caso sejam apresentados fora do modelo, serão devolvidos para adequação.

6 - As resenhas devem ter entre 3 e 5 páginas. Fontes e margens seguem mesmas normas dos artigos. Devem referir-se a livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou livros estrangeiros publicados nos últimos quatro anos. As resenhas devem conter um título, para além do título da obra resenhada.

7 - As traduções devem ser acompanhadas do texto original e da permissão para traduzir o artigo para republicação do autor e/ou do editor original. Devem ter um título e conforme as regras de formatação da revista.

8- As entrevistas devem ter entre 3 e 5 páginas. Fontes e margens seguem mesmas normas dos artigos.

9 - As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética, no final do artigo, utilizando espaçamento simples entre as linhas. Quando citada, a obra deve ser indicada de maneira simplificada, seja no corpo do artigo, seja em nota explicativa, no sistema autor/data/página(s): (Autor, ano, p.nnn); ou, se autor citado no texto, data e página (2015, p.nn)

10 - As notas devem ser colocadas no final do texto, ou notas explicativas, desde que imprescindíveis, não superior a 20.

11 – Artigos, resenhas e traduções, quando publicadas, devem indicar data de recebimento e aprovação: Ex: Artigo/Resenha recebida em 14 de dezembro de 2015. Aprovada em 23 de dezembro de 2015.

12 - Normatização das notas conforme NBR 6023:

Livro: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. nnnp.

Capítulo ou parte de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (Org.) Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. p.xxx-yyy.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade: Editora, v.xx, n.xx, p.xxx-yyy, ano.

Trabalho acadêmico: SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em ...) – Unidade, Instituição. Cidade, ano.

Texto obtido na internet: SOBRENOME, Nome. Título. Data (se houver). Disponível em: www...; Acesso em: dd mmm. ano.

Trabalho apresentado em evento: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número (se houver), ano, Local do evento. Anais... Local: Editora (se houver), ano. p.xxx-yyy.

 

Após o recebimento do aceite para publicação do texto

1 - O autor terá até 10 dias para realizar a revisão gramatical/ortográfica e alterações solicitadas. A revisão gramatical/ortográfica  é obrigatória e de responsabilidade do(s) autor(es).

2 - O texto deve ser postado no site da revista, na área do usuário, em Discussão da avaliação - Adicionar comentários.

3 - Na versão final do texto, o(s)  autor(res) deverá incluir, no formato de nota de rodapé ao lado do nome, as seguintes informações: Titulação. Filiação Institucional. E-mail. Ex: Doutor em História. Professor da UFFS. E-mail: antonioufss2@uffs.com

4 - Caso o trabalho tenha recebido fomento para sua realização, incluir no final do texto o item Agradecimento. Ex:

Agradecimento

Agradeço a CAPES pela bolsa e ao CNPq pelo fomento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.