• Dossiê n. 35 - 2020/01 – “Fronteiras, Migrações e Identidades nos mundos pré-modernos”

    22-10-2018
    ​ A Ciência da História está interessada em compreender como as sociedades, nas mais distintas temporalidades, produziram para si e para os outros diferentes formas de orientação e sentido no tempo, tanto para ações individuais quanto para as coletivas. Trabalhando  com os indícios documentais e diversas historiografias disponíveis, o historiador consegue propor análises e reflexões que objetivam compreender, entre tantas possibilidades, os mecanismos de identificação, regulamentação social, processos conflituosos ou diplomáticos entre diferentes grupos sociais ou sociedades distintas. Em tempos de interações e conexões entre o local e o global, as ciências humanas tem se dedicado cada vez mais aos estudos das fronteiras, processos migratórios e identidades, de modo a discutir como estes fenômenos relacionam-se com a produção de orientação e sentido no tempo. Este dossiê abre espaço para questões dessa natureza e, por isso, contemplará reflexões interdisciplinares, em formato de artigo, que debatam as complexas relações entre fronteiras, migrações e identidades nos mundos pré-modernos. Proponentes: Prof. Dr. Dominique Vieira Coelho dos Santos (FURB), Prof. Dr Renato Viana Boy (UFFS) Encaminhamento de trabalhos: até 31 de dezembro de 2019. Avaliação pelos/as pareceristas: até 30 de abril de 2020. Revisão dos trabalhos pelos/as autores/as, com base nos pareceres: até 05 de junho de 2020. Publicação: julho de 2020.  Diretrizes para submissão: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/about/submissions Dra. Samira Peruchi Moretto Editora de Fronteiras: Revista Catarinense de História https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/index Saiba mais sobre Dossiê n. 35 - 2020/01 – “Fronteiras, Migrações e Identidades nos mundos pré-modernos”
  • Dossiê n. 34 - 2019/02 - "Ensino De História E Relações Etnico Raciais: Diálogos afro-indo-latinos"

    27-09-2018
    Em tempos de golpes contra a democracia em que emergem projetos de Lei que criminalizam prática docente; uma base nacional curricular comum para o ensino centrada numa visão europocêntrica e que enfraquece a formação humana; a  retirada de História do Ensino Médio; um poder judiciário que assume posições tendenciosas; governantes que acabam com os planos de carreira do magistério; setores sociais e governamentais que colocam sob litígio conquistas históricas como as  leis que instituem  o ensino de história e cultura dos povos de matriz africana e indígena. Nesse contexto, visando amplificar o debate sobre a Educação das Relações Étnico Raciais, demarcando no campo do Ensino de História, convidamos professores/pesquisadores engajados nos estudos e pesquisas sobre o tema a propor textos que tenham como foco o diálogo intercultural pelo viés das experiências de ensino e pesquisa evidenciando a diversidade e complexidade de aspectos que envolvem as relações étnico raciais na Educação nos países latino americanos. O  objetivo desse dossiê é debater concepções, pesquisas e práticas docentes, com foco na intersecção entre o  Ensino de História e a Educação étnico-racial e que estejam engajados na problematização do eurocentrismo.  Assim, nos interessam propostas dedicadas a essas questões, desde a educação básica, nos processos de escolarização formal e não formal, até a formação de professores/as de história no Brasil e em outros contextos latino americanos. Proponentes: Prof. Dr. Elison Antonio Paim (UFSC), Prof.ª Dra. Mônica Martins da Silva (UFSC)Encaminhamento de trabalhos: até 01 de agosto de 2019.Avaliação pelos/as pareceristas: até 20 de setembro de 2019.Revisão dos trabalhos pelos/as autores/as, com base nos pareceres: até 05 de novembro de 2019. Publicação: dezembro de 2019. Diretrizes para submissão: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/about/submissions Saiba mais sobre Dossiê n. 34 - 2019/02 - "Ensino De História E Relações Etnico Raciais: Diálogos afro-indo-latinos"