• Dossiê n. 39 - 2022/01 - "História Ambiental, Migrações e Globalidades"

    10-03-2021

    A presente proposta receberá artigo, traduções, entrevistas e resenhas que abordem como tema de pesquisa: as (i)migração humanas, vegetais e animais; os processos de colonização; as ações de sustentabilidade e de justiça ambiental; as mudanças climáticas;  as doenças e as relações com o meio natural; as espacialidades (spatial history) - sob uma perspectiva de História Global.

    Saiba mais sobre Dossiê n. 39 - 2022/01 - "História Ambiental, Migrações e Globalidades"
  • Dossiê n. 38 - 2021/02 – " Infâncias, Direitos e vulnerabilidades"

    20-12-2020

    O presente dossiê pretende reunir trabalhos que versem, em perspectiva histórica, sobre experiências, modos de ver e pensar as infâncias, em suas relações com os direitos inerentes a esta fase da vida, bem como às vulnerabilidades a que estão submetidas, igualmente em razão da sua condição de sujeitos em desenvolvimento. Os marcos temporais dos trabalhos devem abarcar o tempo presente, as questões socialmente vivas ou os estratos de tempo que se situam entre o passado e o presente da realidade brasileira.

    Saiba mais sobre Dossiê n. 38 - 2021/02 – " Infâncias, Direitos e vulnerabilidades"
  • Dossiê n. 37 - 2021/01 - Ensino de história em tempos de pandemia

    06-12-2020

    O dossiê procura abrir um espaço de reflexão sobre o "Ensino de história em tempos de pandemia". A conjuntura pandêmica colocou em xeque sociabilidades e ressaltou formas de desigualdades sociais, sentidos existenciais e modos remotos de ensino-aprendizagem na educação básica. É pertinente, empreender análises sobre o tema a partir das práticas e saberes docentes. Serão bem-vindos trabalhos que problematizem o ensino de história a partir de diversos recortes, fontes históricas e objetos relacionados aos recursos digitais e o ensino remoto, os usos do passado e da história diante dos revisionismos e negacionismos, os documentos curriculares, a profissionalização do historiador (a) professor (a) e as especificidades da prática docente, no cenário da pandemia. 

    Proponentes: Cíntia Régia Rodrigues (FURB), Núcia Alexandra Silvia de Oliveira (UDESC) e Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato (UDESC, ANPUH-SC: GT-Ensino de História e Educação)

    Encaminhamento de trabalhos: 01 de maio de 2021

    Avaliação pelos/as pareceristas: 30 de maio de 2020

    Revisão dos trabalhos pelos/as autores/as, com base nos pareceres: 20 de junho

    Publicação: julho de 2021.

     Diretrizes para submissão: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/about/submissions

     

     

    Saiba mais sobre Dossiê n. 37 - 2021/01 - Ensino de história em tempos de pandemia
  • Dossiê n. 36 - 2020/02 – "Direitos humanos, sensibilidades e resistências"

    20-07-2020

    A história como um campo da ciência, desde há muito tempo é alvo de disputas políticas e intelectuais que colocam em xeque um discurso amplamente difundido e que sustentava a existência de uma suposta imparcialidade no ofício do/a historiador/a. No entanto, ao se aproximar de diversas áreas que compõem as Ciências Humanas e Sociais, com intuito de pluralizar seus sujeitos e objetos, a história, e portanto a própria historiografia, viram-se envoltas em problemáticas que as questionavam como campo discursivo neutro, impelindo-as sobre a produção de um tipo de conhecimento marcado pelas posições políticas e ideológicas, que por sua vez, possuem uma forte ancoragem em processos socioculturais do presente que transbordam em subjetividades. Desta intersecção entre história, novos sujeitos, objetos multifacetados e pluralização dos discursos sobre o passado, a temática dos direitos humanos, surge como um campo que convoca historiadores e historiadoras a pensar a produção de sujeitos, os processos de violação e as diversas formas de existência, em seu atravessamento por questões da interculturalidade, identidades, igualdade, equidade, justiça social e representatividade, entre outras, que constroem as concepções atuais de dignidade humana e respeito a diversidade. Este dossiê, de caráter multi e interdisciplinar, acolherá artigos que se debrucem entre as relações da história com os direitos humanos, as sensibilidades e os processos de resistência.

    Organizadores: Prof. Dr. Ismael Gonçalves Alves (UNESC), Prof. Dr. João Henrique Zanelatto (UNESC) e Profa. Dra. Michele Gonçalves Cardoso (UNESC)

    Encaminhamento de trabalhos: até 10 de outubro de 2020. até 25 de outubro de 2020.

    Avaliação pelos/as pareceristas: novembro de 2020.

    Revisão dos trabalhos pelos/as autores/as, com base nos pareceres:  dezembro de 2020.

    Publicação: dezembro de 2020.

    Diretrizes para submissão: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/about/submissions

    Dra. Samira Peruchi Moretto Editora de Fronteiras: Revista Catarinense de História https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/index

    Saiba mais sobre Dossiê n. 36 - 2020/02 – "Direitos humanos, sensibilidades e resistências"