Dossiê n. 47- 2026/01: “Meio Ambiente, Ensino e Políticas Públicas"
O dossiê "Meio Ambiente, Ensino e Políticas Públicas" tem como principal objetivo reunir pesquisas que discutam as questões ambientais e as iniciativas para lidar com elas sem restrições temporais ou epistemológicas, especialmente em sua interface com o Ensino em todos os níveis, permitindo, assim, um diálogo polissêmico e original. A relação entre meio ambiente, ensino e políticas públicas assume um papel cada vez mais importante, demandando novas análises, interpretações e abordagens para apreender processos sociais cada vez mais complexos da pesquisa histórica e do ensino de história. Diante disso e cientes de que a História Ambiental é hoje uma área consolidada e importante na historiografia, atenta para questões que vão além das análises sobre construção e mudanças de paisagens, entendemos que sua relação com o campo do ensino precisa ser ampliada. Nesse caminho, tornar-se-á possível investigar aspectos relativos à formação escolar e universitária, a educação ambiental e até ao currículo como Políticas Públicas para lidar com a crise ambiental contemporânea, com o intuito de abrir espaço para novas formas de pensamento e práticas sociais. Dessa forma, visamos neste dossiê agregar trabalhos que articulem pesquisa histórica e meio ambiente - preferencialmente a partir das discussões da História Ambiental - com o Ensino de História e o debate sobre Políticas Públicas, contribuindo para a produção de um conhecimento histórico capaz de dar conta das demandas atuais.
Proponentes: Susana Cesco (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio), Alfredo Ricardo Silva Lopes (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) e Katherinne Giselle Mora Pacheco (Pontificia Universidad de Javeriana de Bogotá)
Encaminhamento de trabalhos prorrogado até: 15 de setembro de 2025
Avaliação pelos/as pareceristas: 20 de outubro de 2025
Revisão dos trabalhos pelos/as autores/as, com base nos pareceres: 30 de novembro
de 2025
Publicação: janeiro de 2026