O Estudo de Caso no Ensino de Química: um panorama das pesquisas na área
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12999Palavras-chave:
Estudo de caso;, revisão da literatura;, Ensino de Química;Resumo
O Estudo de Caso (EC) é uma metodologia de ensino centrada no estudante, o qual tem a oportunidade de desenvolver ativamente a sua aprendizagem. Por meio de um caso, que é uma história real ou fictícia da vida cotidiana, o aluno é solicitado a resolver um dilema e, portanto, espera-se que desenvolva habilidades superiores, como pensamento crítico, comunicação, resolução de problemas e trabalho colaborativo. Por meio desta revisão da literatura, foi possível analisar pesquisas sobre a metodologia de EC na área de Ensino de Química na última década em relação aos objetivos, principais resultados e percepções dos sujeitos envolvidos. Foram avaliados 42 artigos, a maioria com foco no ensino superior e abrangendo diversas áreas da Química com ênfase em Química Geral. Os resultados indicam que o método EC pode ser eficaz no desenvolvimento conceitual e atitudinal dos estudantes. Em relação às percepções dos sujeitos envolvidos, embora alguns professores se mostrem resistentes, a maioria dos estudantes aprova o uso do EC nas aulas.
Downloads
Referências
AREDE, Margarida et al. Combating vaccine hesitancy: teaching the next generation to navigate through the post truth era. Frontiers in public health, v. 6, p. 381, 2019.
AYYILDIZ, Yıldızay; TARHAN, Leman. Case study applications in chemistry lesson: gases, liquids, and solids. Chemistry Education Research and Practice, v. 14, n. 4, p. 408-420, 2013.
AYYILDIZ, Yildizay; TARHAN, Leman. Effect of case studies on primary school teaching students' attitudes toward chemistry lesson. Hacettepe University Journal of Education, v. 43, p. 62-70, 2012.
BOZZATO, Carla Vargas et al. Concepções de Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências pela Pedagogia de Projetos: uma revisão sistemática de produções científicas do período de 2013 a 2017. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 91-113, 2021.
ÇAM, Aylin; GEBAN, Ömer. Effectiveness of case-based learning instruction on epistemological beliefs and attitudes toward chemistry. Journal of Science Education and Technology, v. 20, n. 1, p. 26-32, 2011.
ÇAM, Aylin; GEBAN, Ömer. Effectiveness of case-based learning instruction on pre-service teachers’ chemistry motivation and attitudes toward chemistry. Research in Science & Technological Education, v. 35, n. 1, p. 74-87, 2017.
DEWPRASHAD, Brahmadeo. ConfChem conference on case-based studies in chemical education: Case study teaching in the community college. Journal of Chemical Education, v. 90, n. 2, p. 262-263, 2013.
GEYER, Andrea M. Social networking as a platform for role-playing scientific case studies. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 3, p. 364-367, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002
GÜNTER, Tuğçe; ALPAT, Sibel Kılınç. What is the effect of case-based learning on the academic achievement of students on the topic of “biochemical oxygen demand?”. Research in Science Education, v. 49, n. 6, p. 1707-1733, 2019.
HERREID, Clyde Freeman. ConfChem conference on case-based studies in chemical education: the future of case study teaching in science. Journal of Chemical Education, v. 90, n. 2, p. 256-257, 2013.
HERREID, Clyde Freeman. Case study teaching. New directions for teaching and learning, v. 2011, n. 128, p. 31-40, 2011.
HIBBARD, Lisa. Case studies for general chemistry: teaching with a newsworthy story. Journal of Chemical Education, v. 96, n. 11, p. 2528-2531, 2019.
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, p. 187-206, 1999.
MASSENA, Elisa Prestes; GUZZI FILHO, Neurivaldo José de; SÁ, Luciana Passos. Produção de casos para o ensino de química: uma experiência na formação inicial de professores. Química Nova, v. 36, p. 1066-1072, 2013.
PAZINATO, Maurícius Selvero; BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes. O estudo de caso como estratégia metodológica para o ensino de Química no nível médio. Revista Ciências & Ideias, v. 5, n. 2, p. 1-18, 2014.
PINHEIRO, Antonio Narcisio; MEDEIROS, Ethanielda de Lima; OLIVEIRA, Alcineia Conceição. Case studies in chemistry teacher education. Química Nova, v. 33, n. 9, p. 1996-2002, 2010.
REIS, Pedro. Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, 2021.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, Salete. Estudo de caso no ensino de Química. Campinas: Editora Átomo, 2010.
SILVA, Osmair Benedito da; DE OLIVEIRA, Jane Raquel Silva; QUEIROZ, Salete Linhares. SOS Mogi-Guaçu: contribuições de um Estudo de Caso para a educação química no nível médio. Química Nova na escola, v. 33, n. 3, 2011.
SOUSA, RS de; ROCHA, Paula Del Ponte; GARCIA, Irene Teresinha Santos. Estudo de caso em aulas de química: percepção dos estudantes de nível médio sobre o desenvolvimento de suas habilidades. Química Nova na escola, v. 34, n. 4, p. 220-228, 2012.
TOMA, Radu Bogdan; GRECA, Ileana María; MENESES-VILLAGRÁ, Jesús Ángel. Dificultades de maestros en formación inicial para diseñar unidades didácticas usando la metodología de indagación. Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias, v. 14, n. 2, p. 441-457, 2017.
VENTURA COSTA, L.; VENTURI, T. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 417-436, 2021.
YALÇINKAYA, Eylem; BOZ, Yezdan. The effect of case-based instruction on 10th grade students' understanding of gas concepts. Chemistry Education Research and Practice, v. 16, n. 1, p. 104-120, 2015.
YALÇINKAYA, E. et al. Is case-based learning an effective teaching strategy to challenge students’ alternative conceptions regarding chemical kinetics? Research in Science & Technological Education, v. 30, n. 2, p. 151-172, 2012.