A temática automedicação na abordagem do conteúdo de funções orgânicas: um relato de experiência do estágio de docência em Química

  • Danielle Prazeres Reppold Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Daniele Trajano Raupp Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Formação Inicial, Contextualização, Ensino de Química Orgânica

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar um relato de experiência do Estágio de Docência, do curso de Licenciatura em Química da UFRGS, realizado em duas turmas de Química Orgânica do Ensino Médio em uma escola técnica da cidade de Porto Alegre. Alguns dos obstáculos enfrentados na aprendizagem da química orgânica podem ser superados ao se estabelecer uma relação estreita entre os conceitos científicos e o cotidiano do aluno, uma vez que a contextualização pode ser uma importante estratégia no processo de ensino e aprendizagem. Assim, para abordagem do conteúdo funções orgânicas nitrogenadas, foi elaborada uma sequência didática com recursos didáticos variados, utilizando a temática automedicação. A implementação da estratégia de ensino com foco em uma temática relevante para os alunos, contribuiu para a reflexão sobre o potencial da utilização da contextualização de questões socioambientais na busca da superação de uma mera exemplificação de fenômenos científicos no seu cotidiano. A sequência didática a partir de uma contextualização socioambiental se mostrou uma ferramenta de formação crítica dos estudantes, contribuindo para que reconheçam a relevância da ciência em sua vida diária e na sociedade. Além disso, enriqueceu o desenvolvimento do Estágio em Química, o qual constituiu um momento ímpar de vivências e oportunizou aprendizados a todos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-02-2021
Como Citar
REPPOLD, D.; RAUPP, D.; PAZINATO, M. A temática automedicação na abordagem do conteúdo de funções orgânicas: um relato de experiência do estágio de docência em Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 97-109, 5 fev. 2021.