Secuencia Didáctica Gamificada: una propuesta para enseñar y aprender Bioquímica en la Educación Secundaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13693

Palabras clave:

Biomoléculas; enfermedades; nutrición; sustancias orgánicas.

Resumen

La Bioquímica, definida como la ciencia de la vida, es un área interdisciplinar y su estudio conlleva conocimientos básicos de Biología y Química. Sin embargo, la organización curricular, la falta de clases interdisciplinarias y contextualizadas, aliada a la dificultad de abstracción y la complejidad de los conceptos y procesos estudiados, dificultan el proceso de enseñanza-aprendizaje, especialmente en la Educación Básica. Un problema evidente, principalmente, en las escuelas públicas y que termina reflejándose en la formación general básica de los estudiantes. Por ello, presentamos una Secuencia Didáctica Gamificada (SDG) como estrategia para enseñar y aprender los contenidos de Bioquímica en la Educación Secundaria. Los SDG , elaborados de acuerdo con las competencias y habilidades descritas en las referencias curriculares vigentes, pretenden apoyar la acción docente y, con el fin de involucrar y motivar a los estudiantes, se aplicaron algunos elementos de gamificación. Basada en la interdisciplinariedad y la contextualización, es una estrategia didáctico-pedagógica que puede contribuir al desarrollo de habilidades y destrezas deseadas en los estudiantes para desarrollar la alfabetización científica y así poder actuar consciente y críticamente en el mundo.

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Biografía del autor/a

  • Luciano de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com habilitação para Matemática, Física e Desenho Geométrico. Pós-graduado em Matemática, nível Especialização, e Mestrado Profissional em Matemática, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência de mais de 11 anos em docência em instituições de ensino público e privado, atuando nos níveis de Educação Básica e Ensino Superior. Atualmente, cursando doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, e exercendo a docência nos cursos técnicos e superiores de Licenciatura e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete. 

  • Daysi de Lima Nunes, Universidade Federal do Pampa

    Graduada em Agronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) Campus Uruguaiana - RS. Graduada em Ciências da Natureza - Licenciatura , UNIPAMPA, Campus Uruguaiana -RS (2020).Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís (2020). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE) da UNIPAMPA Campus Uruguaiana - RS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana (2022) na qual utilizou o Instagram como recurso pedagógico. Hoje o perfil do Instagram @tecnologianalitica1 segue ativo, como ferramenta de divulgação científica. Bolsista do projeto de extensão Exposição itinerante: A Astrofísica dos Corpos Negros. 

  • Rafael Roehrs, Universidade Federal do Pampa

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é docente no curso de Química - Licenciatura, no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE) e do Laboratório de Análises Químicas Ambientais e Toxicológicas (LAQAT), e  pesquisador do Laboratório de Estudos Físico-Químicos e Produtos Naturais (LEFQPN). Na área de Química Analítica, oriento principalmente nas áreas de fitorremediação, análise por cromatografia líquida de neurotransmissores, pesticidas e seus metabólitos, compostos do metabolismo secundário das plantas. Na área de Ensino de Ciências, orienta sobre games e gamificação, planejamento colaborativo e avaliação no ensino de Ciências.

Publicado

28-12-2023

Número

Sección

Propostas Didáticas

Cómo citar

KIELING, Ketelin Monique Cavalheiro; OLIVEIRA, Luciano de; NUNES, Daysi de Lima; ROEHRS, Rafael. Secuencia Didáctica Gamificada: una propuesta para enseñar y aprender Bioquímica en la Educación Secundaria. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 774–789, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13693. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13693. Acesso em: 9 mar. 2025.

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