Sequência Didática Gamificada: uma proposta para ensinar e aprender Bioquímica no Ensino Médio
Resumo
A Bioquímica, definida como a ciência da vida é uma área interdisciplinar e seu estudo enseja conhecimentos básicos de Biologia e Química. Entretanto, a organização curricular, a falta de aulas interdisciplinares e contextualizadas, aliadas a dificuldade de abstração e a complexidade dos conceitos e processos estudados, dificultam o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na Educação Básica. Problemática evidente, principalmente, em escolas públicas e que acaba refletindo na formação geral básica dos estudantes. Diante disso, apresentamos uma Sequência Didática Gamificada (SDG) como estratégia para ensinar e aprender os conteúdos de Bioquímica no Ensino Médio. A SDG, elaborada de acordo com as competências e habilidades descritas nos referenciais curriculares atuais, tem o intuito de subsidiar a ação docente e, a fim de engajar e motivar os estudantes, foram aplicados alguns elementos da gamificação. Fundamentada na interdisciplinaridade e na contextualização é uma estratégia didático-pedagógica que pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades almejadas para que os estudantes desenvolvam o letramento científico e assim consigam agir de forma consciente e crítica no mundo.
Downloads
Copyright (c) 2023 Ketelin Monique Cavalheiro Kieling, Luciano de Oliveira, Daysi de Lima Nunes, Rafael Roehrs
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.