Sequência Didática Gamificada: uma proposta para ensinar e aprender Bioquímica no Ensino Médio

Palavras-chave: Biomoléculas, Doenças, Nutrição, Substâncias Orgânicas

Resumo

A Bioquímica, definida como a ciência da vida é uma área interdisciplinar e seu estudo enseja conhecimentos básicos de Biologia e Química. Entretanto, a organização curricular, a falta de aulas interdisciplinares e contextualizadas, aliadas a dificuldade de abstração e a complexidade dos conceitos e processos estudados, dificultam o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na Educação Básica. Problemática evidente, principalmente, em escolas públicas e que acaba refletindo na formação geral básica dos estudantes. Diante disso, apresentamos uma Sequência Didática Gamificada (SDG) como estratégia para ensinar e aprender os conteúdos de Bioquímica no Ensino Médio. A SDG, elaborada de acordo com as competências e habilidades descritas nos referenciais curriculares atuais, tem o intuito de subsidiar a ação docente e, a fim de engajar e motivar os estudantes, foram aplicados alguns elementos da gamificação. Fundamentada na interdisciplinaridade e na contextualização é uma estratégia didático-pedagógica que pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades almejadas para que os estudantes desenvolvam o letramento científico e assim consigam agir de forma consciente e crítica no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com habilitação para Matemática, Física e Desenho Geométrico. Pós-graduado em Matemática, nível Especialização, e Mestrado Profissional em Matemática, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência de mais de 11 anos em docência em instituições de ensino público e privado, atuando nos níveis de Educação Básica e Ensino Superior. Atualmente, cursando doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, e exercendo a docência nos cursos técnicos e superiores de Licenciatura e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete. 

Daysi de Lima Nunes, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Agronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) Campus Uruguaiana - RS. Graduada em Ciências da Natureza - Licenciatura , UNIPAMPA, Campus Uruguaiana -RS (2020).Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís (2020). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE) da UNIPAMPA Campus Uruguaiana - RS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana (2022) na qual utilizou o Instagram como recurso pedagógico. Hoje o perfil do Instagram @tecnologianalitica1 segue ativo, como ferramenta de divulgação científica. Bolsista do projeto de extensão Exposição itinerante: A Astrofísica dos Corpos Negros. 

Rafael Roehrs, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é docente no curso de Química - Licenciatura, no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE) e do Laboratório de Análises Químicas Ambientais e Toxicológicas (LAQAT), e  pesquisador do Laboratório de Estudos Físico-Químicos e Produtos Naturais (LEFQPN). Na área de Química Analítica, oriento principalmente nas áreas de fitorremediação, análise por cromatografia líquida de neurotransmissores, pesticidas e seus metabólitos, compostos do metabolismo secundário das plantas. Na área de Ensino de Ciências, orienta sobre games e gamificação, planejamento colaborativo e avaliação no ensino de Ciências.

Publicado
28-12-2023
Como Citar
KIELING, K.; OLIVEIRA, L.; NUNES, D.; ROEHRS, R. Sequência Didática Gamificada: uma proposta para ensinar e aprender Bioquímica no Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 774-789, 28 dez. 2023.
Seção
Propostas Didáticas