Google Sala de Aula como ferramenta na formação acadêmica profissional de professores dos anos iniciais da rede municipal de Uruguaiana - RS
Resumo
A formação de professores geralmente ocorre através de reuniões presenciais, com distribuição do material de estudo. Sendo assim, foi proposto um grupo colaborativo de estudo com a utilização do Google Sala de Aula como ferramenta para disponibilizar materiais de estudo. A utilização do grupo colaborativo busca que os participantes compreendam que a educação é um conjunto coletivo de decisões com todos os envolvidos no ambiente escolar. Para que ocorram os encontros, o material de estudo foi disponibilizado utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) através do Google Sala de Aula. Esta ferramenta auxiliou o grupo, otimizando o seu tempo, pois sabemos que é a falta de tempo que impossibilita os educadores de participar destas atividades. Realizou-se o estudo por meio de uma pesquisa qualitativa colaborativa através do Google Sala de Aula e cinco encontros presenciais. O grupo colaborativo esteve ativo por dois meses, quando se realizou a coleta de dados. O grupo colaborativo de formação acadêmica profissional apresentou-se benéfico aos participantes, com o auxílio do uso de TIC’s como recurso facilitador, resultando em reuniões presenciais mais produtivas.
Downloads
Referências
ALONSO, Kátia Morosov. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, 31(113), p. 1319-1335, 2010.
ARAÚJO, T. M. de et al. Trabalho docente e sofrimento psíquico: um estudo entre professores de escolas particulares de Salvador, Bahia. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.12, n.20, p.485-495,jul./dez. 2003.
BHAT, Sathyendra; RAJU, Ragesh; BIKRAMJIT, Athokpam; LEVERAGING, Rio D'Souza. E-Learning through Google Classroom: A Usability Study. Journal of Engineering Education Transformations, Volume 31 , No. 3, January 2018, ISSN 2349-2473, eISSN 2394-1707, 129-135.
DAMIANI, Magda. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008.
DA SILVA, Leandro Gomes; ROCHA, José Damião Trindade. FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL INDEPENDENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 8, p. 123-129, 2019.
DE OLIVEIRA, C. B., de Oliveira, J. C. S., Teixeira, L. N., de Oliveira Costa, M., & Gonzaga, A. M. (2019).. Alfabetização tecnológica: uma experiência com professores que ensinam Ciências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 5, n. 12, 2019.
DE SOUZA, Débora Roquini; VALLIN, Celso. Traços de pesquisa no cotidiano docente: os horários pedagógicos como oportunidade de estudos. ORG & DEMO, Marília, v. 20, n. 1, p. 99-120, Jan./Jun., 2019.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M.. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 5 ed. São Paulo: Cortez. 2018.
GASPAROTTO, Denise Moreira; MENEGASSI, Renilson José. Aspectos da Pesquisa Colaborativa na Formação Docente. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 948-973, set./ago. 2016.
IFTAKHAR, Shampa. Google Classroom: what works and how? Journal of Education and Social Sciences. Vol 3, 12-18, 2016.
IAHNKE, Silvana Letícia Pires; DA COSTA BOTELHO, Silvia Silva; FERREIRA, André Luis Andrejew. COLMEIAS A Integração das Aprendizagens Móvel e Colaborativa para Potencializar a Aprendizagem Significativa. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 2, 2014.
JEDESKOG, Gunilla; NISSEN, Jörgen. ICT in the Classroom: Is Doing More Important than Knowing? Education and Information Technologies 9:1, 37–45, 2004.
KARNAL, L. Conversas com um jovem professor. 1 ed. 8 reimpressão. São Paulo: Contexto. 2019.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez. (Coleção Magistério: Série formação do professor). 1994.
MEINERZ, C. B. Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educação & Realidade, v. 36, n. 2. 2011.
NAGATA, Andréia Cristina; REIS, Pedro; RURATO, Paulo. M-learning como modalidade utilizada na formação de professores da Educação Básica. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2019.
NEVES, Luiza Helena Costa; DOS SANTOS, Marcos Pereira. Entre lazeres, silêncios, silenciamentos, diálogos, entretenimentos e tecnologias digitais: a “voz” e a “vez” dos livros físicos impressos na escola da vida e na vida na/da escola de educação básica e universidade brasileira contemporânea. Anais da Jornada Científica dos Campos Gerais, v. 17, 2019.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. da G.N. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. In: Reunião Anual da ANPED, 24.; Caxambu, 2001. Anais Caxambu, 2001. p. 1-16. CD-ROM
PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A. ISBN 978-85-363-2483-8. 2011.
PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Professoras Iniciantes e o Trabalho Coletivo em Reuniões Pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 39-59, 2019.
POCHMANN, M. Trabalho e formação. Educação & Realidade, v. 37, n. 2, p. 491-508. 2012.
PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: UFMT, 2009.
ROSTAS, Márcia Helena Sauáia Guimarães; ROSTAS, Guilherme Ribeiro. O ambiente virtual de aprendizagem (moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. SOTO, U., MAYRINK, MF., and GREGOLIN, IV., orgs. Linguagem, educação e virtualidade [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 249 p. ISBN 978-85-7983-017-4. Available from SciELO Books
SANTOS, J. R. A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. i>Educação, Formação & Tecnologias, 5 (1), 72-83 [Online].2012.
SUTHERLAND, R., et al. “Transforming Teaching and Learning: Embedding ICT into Everyday Classroom Practices.” Journal of Computer Assisted Learning, vol. 20, no. 6, 2004, pp. 413–425., doi:10.1111/j.1365-2729.2004.00104.x.
SUTHERLAND, Rosamund with the InterActive Project Team. Designs for learning: ICT and knowledge in the classroom, Computers & Education 43 (2004) 5–16.
TERRA, Dinah Vasconcelos. Orientação do Trabalho Colaborativo na construção do saber docente: a perspectiva do planejamento coletivo do trabalho pedagógico (PCTP). Movimento, Porto Alegre, v.10, n.1, p. 157 - 179, janeiro/abril de 2004.
VEIGA, I.P.A.; VIANA, C.M.Q.Q. Formação de professores: um campo de possibilidades inovadoras. In: VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. (Org.) A escola mudou: que mude a formação de professores! 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.
Copyright (c) 2020 Priscila Nunes Paiva, Daisy de Lima Nunes, Sheila Teixeira Peres, Dandara Fidelis Escoto, Rafael Roehrs
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.