Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire

Autores/as

  • Danusa de Lara Bonotto Universidade federal da Fronteira Sul
  • Izabel Gioveli Universidade federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i3.10715

Resumen

Este texto apresenta o relato da experiência realizada, utilizando o material de Cuisenaire, com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica participantes de um projeto de formação continuada desenvolvido em uma universidade pública do sul do Brasil. O material de Cuisenaire foi utilizado para o estudo e abordagem das operações envolvendo números racionais. De modo específico, textualiza-se neste relato reflexões acerca da influência da formação continuada sobre o trabalho docente. Essas reflexões estão ancoradas num conjunto de sete diários produzidos por uma professora participante do projeto. Observou-se que a formação continuada teve influência sobre o trabalho da professora. Tal influencia manifestou-se nas relações conceituais e metodológicas acerca das operações envolvendo números racionais e nos elementos constitutivos do trabalho docente, especialmente os alunos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

17-02-2019

Número

Sección

Relatos de Experiências

Cómo citar

Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10715. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10715. Acesso em: 1 mar. 2025.